Receita Federal doa produtos e utiliza drones na busca de vítimas das enchentes no RS

Mais de 30 mil itens de vestuário, calçados, artigos de higiene, cama e banho oriundos de retenções realizadas pela Receita Federal do Brasil (RFB) foram doados pelo órgão às vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul. A RFB também disponibilizou drones de última geração para auxiliar no trabalho de busca por desaparecidos e colocou à disposição caminhões e motoristas da instituição para apoio na logística de reconstrução dos municípios atingidos.

Os produtos foram doados no último sábado, dia 9, e totalizam cerca de R$ 6 milhões. As mercadorias foram retidas nos últimos meses em ações de fiscalização da RFB nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Sindireceita Enchentes Drone RFB

Por sua vez, a disponibilização dos drones, caminhões e motoristas do órgão ocorreu neste domingo, dia 10, durante a visita do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, aos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes. Os drones Matrice de última geração adquiridos recentemente, bem como os servidores que operam os equipamentos, poderão ser usados em apoio aos trabalhos de busca, realizados pelas autoridades estaduais.

*Com informações da Receita Federal do Brasil.

Somente de Passo Fundo/RS a RFB realizou a destinação de 17 mil desodorantes aerossol, 7.920 isqueiros, 600 pares de tênis e diversos outros itens à Defesa Civil. O valor estimado dos produtos é de R$ 220 mil.

Sindireceita Enchentes RS DMA Passo Fundo 2

Campanha de doações

O Conselho Estadual de Delegacias Sindicais do Sindireceita no RS (CEDS/RS) e as Delegacias Sindicais (DS) no estado gaúcho também estão realizando ações em prol das vítimas das enchentes no estado gaúcho. Na última sexta-feira, dia 8, o CEDS e as DS iniciaram uma campanha de arrecadação de mantimentos que serão entregues às populações dos municípios afetados.

A iniciativa receberá doações de itens como alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene, fraldas, roupas, agasalhos e materiais de limpeza. Saiba mais sobre a campanha e como apoiar a iniciativa aqui.