Dia da Consciência Negra: uma celebração à justiça e a liberdade

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, foi instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data marca a história de luta das mulheres e homens negros por liberdade, reparação e justiça que são simbolizadas no líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi.

Reconhecido no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria, Zumbi inspira a resistência dos cidadãos e cidadãs negras no Brasil e a luta diária por direitos e por uma vida digna e justa para todos. Uma luta e um movimento que se fortalecem no Brasil a partir da redemocratização e que caminha lado a lado com as aspirações, desejos das trabalhadoras e trabalhadores que a partir deste momento também puderam se organizar por meio de seus sindicatos e associações.

Nesta data, rendemos nossas homenagens a todos aqueles que lutam, militam, trabalham e jamais deixam de sonhar com um país justo e igual para todos. Como servidores públicos também empunhamos estas bandeiras e acreditamos que nossas caminhadas, agendas de lutas e reivindicações se integram no objetivo comum que é a consolidação de uma sociedade para todas e todos.

Neste dia 20 de novembro, também é importante reforçar, em todas e todos, a necessidade de ampliarmos a luta antirracista, fortalecendo as iniciativas de conscientização e de enfrentamento do racismo estrutural, como caminhos para superação das diferenças em nossa sociedade.

Que tenhamos um dia dedicado a reflexão e a celebração.

Viva Zumbi!

Diretoria Executiva Nacional (DEN)

Sindireceita