Sindireceita realiza trabalho parlamentar em prol da PEC 555 e coleta de assinaturas para a PEC Social

Dos dias 21 a 23 de novembro, a diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Marlene Cambraia, somou esforços em amplo trabalho parlamentar pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 555/2016 e coleta de assinaturas para a chamada PEC Social, de autoria do deputado federal Cléber Verde (MDB-MA). Caso obtenha 171 assinaturas, a matéria será apensada à PEC 555, atualizando o texto original com dispositivos que garantem maior justiça e equidade aos servidores públicos aposentados e aos pensionistas.

Sindireceita Marlene Cambraia PEC 555 PEC Social 1

Além da diretora do Sindireceita, o trabalho parlamentar voltado à coleta de assinaturas para a PEC Social contou com a participação dos dirigentes Edison Guilherme Haubert (Instituto Mosap); Vanderlei Carraro (Proifes e Adufgrs); Vilson Romero (Anfip); José Avelino da Silva Neto (Anfip); Tereza Liduína Felix (Anfip); Luiz Bomtempo (DS Sindifisco); Dejanira Freitas Braga (Sindifisco Nacional); e Roberto Negri (SindMPU). O esforço conjunto realizado no decorrer desta semana resultou na coleta de mais de 40 assinaturas de parlamentares favoráveis à PEC Social.

O trabalho parlamentar será intensificado na próxima semana, dos dias 28 a 30 de novembro, conforme informações anunciadas pelo Instituto MOSAP. No período, os dirigentes promoverão encontro Espaço Mário Covas, da Câmara dos Deputados.

Sindireceita Marlene Cambraia PEC 555 PEC Social 2

De acordo com a diretora Marlene Cambraia, é fundamental que toda a categoria intensifique o trabalho, em suas respectivas bases, visando a obtenção de assinaturas para a PEC Social. “Essa foi uma semana intensa de trabalho junto aos deputados. Conseguimos muitas assinaturas, mais de 40, mas precisamos chegar a 171, no total. Vamos intensificar ainda mais esta ação e convidamos os nossos colegas em todo o Brasil a fazerem parte desse esforço, realizando trabalho parlamentar em suas bases, porque isso é fundamental”, declara.

Caso obtenha as 171 assinaturas necessárias, a PEC Social será apensada à PEC 555. Desta forma, não será necessário que o texto tramite na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara e, também, em Comissão Especial da Casa, visto que ambas as etapas já foram superadas na tramitação da PEC 555.

Sindireceita Marlene Cambraia PEC 555 PEC Social 3

Histórico

A minuta da PEC Social (leia aqui) foi apresentada no dia 25 de outubro, durante o 17º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, ocorrido no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. O evento foi organizado pelo Instituto MOSAP, com apoio e iniciativa do deputado Cléber Verde.

Centenas de dirigentes sindicais e mais de 60 entidades de representação, entre elas o Sindireceita, participaram do encontro. Na ocasião, o Sindicato esteve representado pela secretária geral da DEN, Iêda Miranda e pela diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia. “No evento foram debatidas as diretrizes para trabalharmos essa nova PEC, que pode ser apensada à PEC 555”, comenta Marlene Cambraia.

Sindireceita Marlene Cambraia PEC 555 PEC Social 4

Além da apresentação da nova proposta, o evento ocorrido em 25 de outubro também foi destinado ao lançamento do estudo “Contribuição de Aposentados e Pensionistas para os RPPS”, que analisa o conteúdo e os impactos fiscais da PEC 555 e traz alternativas ao texto. A publicação foi desenvolvida com base em pesquisa de autoria de Luis Alberto do Santos, consultor, advogado, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, mestre em Administração e doutor em Ciências Sociais. O estudo foi lançado pelo Instituto MOSAP e pode ser lido na íntegra aqui.