Sindireceita participa de reunião do Fonasefe para análise e avanço da jornada de lutas dos servidores

O diretor da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, Valdemir Bueno, participou na manhã desta terça-feira, dia 28, de reunião virtual do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Na oportunidade, os representantes dos servidores avaliaram os resultados de atos públicos ocorridos nos estados e a audiência pública contra a reforma administrativa (PEC 32) realizada nesta segunda-feira, dia 27, bem como estabeleceram os próximos passos para a mobilização dos servidores no âmbito da jornada de lutas.

Durante a reunião, foram objeto de análises as paralisações e mobilizações que ocorrem, nesta data, no Rio de Janeiro, São Paulo e em outros estados em prol da justiça remuneratória aos servidores e contra a reforma administrativa, privatizações e terceirizações. As ações foram promovidas com vistas, inclusive, à conscientização das categorias visando um maior nível de engajamento das bases para as mobilizações que deverão ser realizadas em breve, em data próxima ao dia em que será agendada nova reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Além da PEC 32, também foram debatidas, na reunião, outras iniciativas de autoridades do Legislativo Federal que visam instituir restrições aos direitos dos servidores e precarizações na qualidade dos serviços públicos. Além disso, as entidades reforçaram, ainda, a necessidade de acompanhamento, com grande atenção, às formas de transformação do Estado Brasileiro defendidas pelo MGI.

Na ocasião, o diretor do Sindireceita, Valdemir Bueno, parabenizou a atuação dos dirigentes das entidades representativas de servidores federais que fizeram uso da palavra na audiência pública ocorrida ontem, promovida pela Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. Segundo o representante da DEN, a audiência aportou efetivas contribuições para a real compreensão do que está por trás das iniciativas reformistas, as quais denotam supressão dos direitos dos servidores e reduzem a qualidade e quantidade de serviços prestados à população.

O Sindireceita, em conjunto com as entidades representativas dos servidores públicos federais que integram o Fonasefe, deverá subscrever manifestação de repúdio à postura do governo de obstar a tramitação de emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) que tenham por objeto reestruturações de carreiras. De acordo com as entidades, a medida adotada pelo governo impedirá a obtenção de qualquer resultado, pelos servidores, nas mesas de negociação com o Executivo.