Podcast do Sindireceita entrevista Anderson Leme, um dos ATRFBs retratados na série "Aeroporto – Área Restrita"

O Podcast do Sindireceita teve o prazer de receber, para um bate-papo muito especial neste mês de novembro, o Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Anderson Leme Siqueira. Seu trabalho diuturno no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, ao lado de colegas do cargo e de outros servidores do órgão, virou até mesmo série de TV: a famosa “Aeroporto – Área Restrita”, que está entrando em sua quinta temporada. Este é o terceiro episódio do Podcast e está disponível no canal do Sindireceita no YouTube e no Spotify do Sindicato.

Natural de Santo André, no ABC Paulista, Anderson Leme prestou concurso para a RFB em 2001 - e foi o candidato mais jovem aprovado naquele certame, aos 21 anos. Sua carreira é admirável. É formado em Direito e em Comércio Exterior; já ministrou treinamentos para o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e para a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL); e foi o primeiro servidor do mundo a receber a "Certificação como Treinador" para drogas da Organização Mundial das Aduanas (OMA).

“Meu sentimento é de orgulho”, afirma Anderson Leme. De acordo com o Analista-Tributário, é importante que os colegas aduaneiros não percam a altivez no desempenho de suas atividades, que são essenciais para a proteção da sociedade. “Quando recebemos colegas novos, minha vontade é dizer “olhe a responsabilidade que você tem quando coloca esse uniforme e essa estrela no peito. A partir daí você não é mais o “João”, o “José”, o “Fulano”; você é o Estado e está representando o Estado. Então é preciso ter muita calma, muita sapiência e sensibilidade. E tenha orgulho disso, pois muita gente gostaria de estar nesse papel. A chama não pode apagar”, declara.