EDITORIAL: Dia Internacional das Mulheres

O mundo celebra, neste 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres. Em 2024, a data é homenageada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o tema “Investir nas mulheres: acelerar o progresso”. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita convida toda a categoria a refletir sobre esta importante temática e, oportunamente, reverencia e saúda a todas as nossas colegas Analistas-Tributárias da Receita Federal do Brasil (RFB) ativas, aposentadas e pensionistas.

O trabalho diuturno de nossas colegas ATRFBs gera incontáveis frutos positivos ao nosso país. Com bravura e dedicação inquebrantáveis à Administração Tributária e Aduaneira, elas contribuem para a segurança de nossas fronteiras secas, portos e aeroportos; no atendimento às demandas dos cidadãos e cidadãs; para a arrecadação dos tributos necessários à manutenção de políticas públicas que atendem milhões de brasileiros e brasileiras; e para a proteção da economia e da soberania nacional.

Neste sentido, cabe frisar a relevância do tema destacado pelas Nações Unidas em celebração a este 8 de março. De fato, investir nas mulheres, reconhecendo suas capacidades e oferecendo-lhes oportunidades dignas e igualitárias, é um caminho essencial para a aceleração do progresso. Isso porquê, conforme destaca a ONU, “assegurar os direitos das mulheres e meninas em todos os aspectos da vida é a única forma de garantir economias prósperas e justas e um planeta saudável para as gerações futuras”.

Para isso, o organismo internacional ressalta cinco áreas principais que exigem esforços conjuntos da comunidade global, sendo elas: o investimento nas mulheres enquanto uma questão essencial para a proteção dos direitos humanos; o fim da pobreza; a implementação de formas de financiamento sensíveis à questão de género; a adoção da economia verde e a defesa de uma sociedade pautada pelo cuidado; e o apoio às agentes feministas que lutam por transformações sociais. Saiba mais sobre o tema aqui.

Ainda no âmbito da ONU, cabe destacar que a igualdade de gênero é uma preocupação consubstanciada no Objetivo 5, entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O conjunto de objetivos presentes na lista visa contribuir para o alcance da Agenda 2030 no Brasil.

Neste 8 de março, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita presta sua homenagem às mulheres em todo o Brasil e, em especial, às nossas colegas filiadas. Reiteramos o nosso compromisso histórico de lutar incansavelmente em defesa da garantia de direitos, valorização e merecido reconhecimento às nossas colegas em todo o país.

Diretoria Executiva Nacional (DEN)

Sindireceita