Sindireceita participa de reunião do Fonasefe nesta sexta-feira (19)

O Sindireceita, representado pelo diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Odair Ambrósio, e pelos diretores Breno Rocha e Valdemir Bueno participou de reunião do Fórum de Entidades Nacionais Representativas de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) na manhã desta sexta-feira, dia 19.

A reunião foi iniciada com um balanço da Jornada de Lutas empreendida esta semana, fortemente marcada pela Marcha à Brasília, a qual, por sua vez teve excelente reforço de mobilização devido à greve no setor da educação federal.

O diretor Odair Ambrósio ponderou que a marcha de servidores federais foi extremamente positiva, recomendando a participação parlamentar em futuras jornadas de luta. Além disso, ressaltou a extrema importância da observância das formalidades e metodologias estabelecidas nas normas de regência das Mesas de Negociação com o governo.

O diretor Breno Rocha recomendou melhor qualificação das negociações com o governo, lastreada em sólida articulação política.

Diversos dirigentes sindicais, incluindo Ambrósio, consideraram a importância de que as entidades sindicais representativas dos trabalhadores do serviço público federal venham a ter uma audiência com a ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck.

Iniciando a rodada de informes sobre o Termo de Compromisso apresentado pelo MGI, o diretor Valdemir Bueno relatou que a considerável maioria dos filiados do Sindireceita aprovou a assinatura do precitado Termo, dada a grande necessidade de implementar o reajuste de benefícios e de estimular o governo a instituir as Mesas Específicas de Negociação com a maior brevidade, para assegurar a continuidade da luta em prol das reivindicações históricas dos Analistas-Tributários da RFB, ativos e aposentados. Saiba os detalhes do resultado da AGNU.

Quase todos os dirigentes sindicais informaram a aprovação da assinatura do Termo de Compromisso sob comento. Algumas entidades ainda necessitam realizar assembleias, mas houve o esclarecimento de que cada entidade comunicará individualmente a concordância em assinar o Termo considerado. O MGI fixou a data de 19 de abril para que as entidades comuniquem se assinarão o Termo de Compromisso.