Analista-Tributário participa de Workshop sobre a importância dos tributos em Curitiba/PR

O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil Antônio Jordão participou na última quarta-feira, dia 17, de workshop sobre a importância dos tributos como aliados da sociedade para a justiça e para a cidadania durante o 8° Congresso Pacto pelo Brasil, em Curitiba/PR.

Jordão apontou um levantamento do Instituto Fiscal Independente que mostra que quase 45% da receita tributária no Brasil advém de imposto sobre o consumo, ao passo que países desenvolvidos buscam tributar mais a renda e a propriedade.

Além disso, destacou também que os tributos podem ser aliados do cidadão e citou momentos, como a pandemia e as enchentes no Rio Grande do Sul, em que os tributos permitiram ao Estado prover recursos suficientes para a subsistência dos cidadãos desemparados.

O workshop, com o tema “Cidadania Fiscal e Transparência: Desafios e Decisões Coletivas”, foi mediado por Victor Cayres, consultor da Escola Fazendária do Paraná (Efaz-PR) para o desenvolvimento de estratégias gamificadas para a Educação Fiscal. Dentre os palestrantes estão Antônio Jordão, Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil e tutor do curso de Educação Fiscal; Rosa Fátima dos Santos, auditora fiscal da Receita Estadual; Simone Leticia Raimundini Sanches, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutora em Administração.

Assista ao workshop completo: