Sindireceita participa de debate promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência

Sindireceita participa de debate promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência

Representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita participaram na manhã desta quinta-feira, dia 9, do debate promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, no Plenário 13 da Câmara dos Deputados. Convocada pelo coordenador da Frente, senador Paulo Paim (PT-RS), o debate teve como intuito discutir os impactos da reforma da Previdência (PEC 287/2016) sobre a classe trabalhadora e ações de enfrentamento às ameaças contidas na proposta.


Estiveram presentes no debate, pelo Sindireceita, o presidente Geraldo Seixas, os diretores Sérgio de Castro (Assuntos Previdenciários) e Sílvia de Alencar (Assuntos Parlamentares), e o Analista-Tributário e deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB-AC).



O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, destacou que o Sindicato está engajado na luta contra as ameaças contidas na PEC 287/2016 e ressaltou a importância da união entre os trabalhadores. “O Sindireceita aderiu a essa luta e nosso desafio é agregar cada vez mais trabalhadores. Estamos à disposição para fazer esse trabalho. A ideia agora é ampliar o movimento”, disse.



A diretora de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sílvia de Alencar, parabenizou o senador Paulo Paim pela iniciativa de promover um amplo debate sobre a proposta. De acordo com a diretora, a mobilização da classe trabalhadora tem surtido efeito na base aliada ao governo, fazendo com que muitos membros se posicionem contra a PEC 287/2016. “Venho fazendo trabalho parlamentar em prol da categoria de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil e, somado a esse trabalho, venho fazendo a minha parte, mesmo que pequena, sobre a Reforma Previdenciária. Tenho notado uma mudança nos parlamentares no tocante a esse tema e quero compartilhar com vocês: a mudança tem sido contra a Reforma. Isso demonstra que a luta não tem sido em vão e os esclarecimentos que estamos prestando aos parlamentares está surtindo efeito. Continuemos firmes em nosso propósito e unidos, pois somente juntos poderemos obter o resultado esperado”, afirmou.



Para o diretor de Assuntos Previdenciários do Sindireceita, Sérgio de Castro, nem mesmo a reforma ocorrida no âmbito da Previdência Social, em 2003, foi tão agressiva como o texto atualmente proposto pelo Poder Executivo. Em sua fala, o diretor também reforçou a importância do debate e da união entre os trabalhadores brasileiros. “Precisamos debater mais esse assunto e nos organizar como trabalhadores. Não importa se ganham mais, ou se ganham menos, porque a reforma atinge a todos. Nem mesmo a reforma de 2003, que foi duramente criticada, foi tão agressiva quanto essa proposta atual. As pessoas precisam compreender que, se essa reforma for aprovada, todos serão afetados: seus familiares, amigos e vizinhos. Para alguns trabalhadores, especialmente aqueles das indústrias e do campo, é humanamente impossível trabalhar até os 70 anos realizando as mesmas atividades”, avaliou Sérgio de Castro.


15 de março


Com intuito de somar esforços contra os retrocessos promovidos pela PEC 287/2016, o Sindireceita conclamou os Analistas-Tributários em todo o Brasil a participarem do “Dia Nacional de Lutas", que será realizado no próximo dia 15 de março. A data foi escolhida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e será marcada por greves, paralisações e protestos em diversas regiões do país. Clique aqui e confira a convocatória do Sindireceita.



De acordo com o senador Paulo Paim, além do repúdio às ameaças contidas na PEC 287/2016, os trabalhadores também devem estar mobilizados, no Dia Nacional de Lutas, contra a reforma trabalhista, consubstanciada no Projeto de Lei (PL) 6.787 de 2016. O texto tramita atualmente em Comissão Especial na Câmara dos Deputados, com relatoria do deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN). “A reforma trabalhista é tão grave quanto a reforma da Previdência. Precisamos enfatizar as duas propostas em cada ato e trabalhar para unificar todos os movimentos. No dia 15 de março ocorrerá a chamada greve geral. Cada um de nós deve dar a sua contribuição para esse dia. Acredito que será um grande movimento, porque a indignação é muito grande. No meu entendimento, as condições nunca estiveram tão propícias para que haja um grande movimento de paralisação no dia 15 de março”, afirmou o senador.



PEC 287 e os ATRFBs


Para alertar sobre os possíveis impactos da reforma da Previdência aos servidores públicos e, em especial, aos Analistas-Tributários, o Sindireceita lançou, em janeiro, a cartilha “O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil na Reforma Previdenciária (PEC 287/2016)”. Disponível para download, o estudo traz um comparativo entre as regras atuais e as propostas da PEC, além de conclusões sobre os impactos do texto na vida do Analista-Tributário, segundo suas particularidades de gênero, ingresso no serviço público, tempo de contribuição e idade.


Clique aqui para ler.