Sindireceita participa de reuniões na 9ª Região Fiscal para discutir a reestruturação, especialização e regionalização dos processos de trabalho da RFB

O diretor de Defesa Profissional do Sindireceita, Alexandre Magno Cruz Pereira, participou de reuniões realizadas na 9ª Região Fiscal (RF), de 20 a 22 de fevereiro, para discutir as propostas de reestruturação, especialização e regionalização dos processos de trabalho da Receita Federal do Brasil (RFB).

Inicialmente, o diretor Alexandre Magno esteve reunido, durante a manhã do dia 20, com o superintendente da 9ª RF, Luiz Bernardi, e com o chefe da Divisão de Arrecadação e Cobrança (Dirac), Eriton Lima de Oliveira, e sua substituta, Silvana de Freitas Martins Ferreira, onde puderam tratar das propostas de criação das Equipes Regionais Especializadas para a Região Fiscal, que estão em andamento. Segundo o superintendente da 9ª RF, Luiz Bernardi, a construção do projeto, que segue a linha definida pela Subsecretaria de Arrecadação, Cadastros e Atendimento (Suara), está estruturada sobre dois pilares básicos: a busca da eficiência da administração pública e o fortalecimento da RFB. Nesse sentido, assegurou o superintendente, todos os esforços serão empreendidos para a melhor otimização dos recursos humanos e tecnológicos à disposição da Instituição, levando em considerando o mapeamento dos processos de trabalho e as respectivas análises de atribuições de cada cargo do seu corpo funcional.

Bernardi afirmou que, em março deste ano, a 9ª Região Fiscal contará com uma equipe regional especializada de atendimento em retaguarda, para atender as demandas de atendimento de todas as pessoas jurídicas da região. E na primeira semana de abril deste ano, as atividades dos processos de trabalho da gestão do direito creditório e da gestão do crédito tributário também serão executadas por diversas equipes regionais, já formadas para tal fim, cujos servidores foram selecionados mediante levantamento de todos os que se encontram nas atividades de arrecadação e cobrança, incluindo os de ARF, com percentual de dedicação por processo e indicação de preferência de alocação.

Também participaram da reunião na Superintendência da 9ª Região Fiscal, o delegado sindical do Sindireceita em Curitiba/PR, Alcione de Souza Policarpo, a delegada sindical em Cascavel/PR, Walderez Maria Mayer Bueno Otto, a secretária-geral da delegacia sindical em Maringá/PR, Márcia Regina Martins Ferreira, e o analista-tributário Geovane da Silva Martins Bortone, da DRF/Cascavel.

No período da tarde do mesmo dia 20, o diretor de Defesa Profissional do Sindireceita reuniu-se com os ATRFB de Curitiba/PR e região, incluindo alguns colegas de Foz do Iguaçu/PR, para disseminar as mesmas propostas de reestruturação, especialização e regionalização dos processos de trabalho da RFB e compartilhar o que vem sendo construído nas demais regiões fiscais. Nos dias seguintes, 21 e 22, foi a vez do diretor Alexandre Magno reunir-se, respectivamente, com os ATRFB do Estado de Santa Catarina, em Joinville/SC, e com os da região de Londrina/PR e Maringá/PR, com o mesmo objetivo.