Ícone Sindireceita

Sindireceita apresenta projeto de Tributação da Economia Subterrânea em reuniões na Câmara dos Deputados e CNI 

19 de outubro de 2017 às 19:59

Representantes do Sindireceita apresentaram a proposta de Tributação da Economia Subterrânea, desenvolvida pelo Sindicato, em reuniões realizadas na Câmara dos Deputados e na Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira, dia 18, e quinta-feira, dia 19. A iniciativa integra os estudos do projeto “Brasil sem Crise”, desenvolvido pelos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) sob coordenação da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita. Entre os objetivos da proposta de Tributação da Economia Subterrânea estão: a redução da carga tributária média; o incremento da formalidade como vetor de justiça tributária e desenvolvimento econômico e social; o incremento na arrecadação de estados e municípios; o aprimoramento do Sistema Tributário Nacional, e a tributação de novas tecnologias.


CFT 18.10 12


CFT 18.10 1CFT 18.10 2CFT 18.10 3CFT 18.10 4CFT 18.10 5CFT 18.10 6CFT 18.10 7CFT 18.10 8CFT 18.10 9CFT 18.10 10CFT 18.10 11


 


Durante a manhã de ontem, dia 18, os representantes do Sindireceita acompanharam os trabalhos da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara. Havia expectativa de que o colegiado também apreciasse, na ocasião, um encaminhamento do Dep. Enio Verri (PT-PR) solicitando a realização de audiência pública para a apresentação do projeto de Tributação da Economia Subterrânea. Entretanto, a apreciação de encaminhamentos pela CFT foi agendada para a próxima quarta-feira, dia 25.


D cio Lima 2


 


À tarde, os membros do Sindicato discutiram a proposta com o deputado federal Décio Lima (PT-SC). O parlamentar é pioneiro na construção do debate sobre movimentação financeira, no Legislativo. “O deputado Décio Lima, que foi o primeiro a nos convocar à tarefa da construção de uma proposta de tributação da movimentação financeira, recebeu nossa proposta com entusiasmo. Há, segundo ele, a possibilidade de se buscar as 172 assinaturas necessárias para a proposição de uma Emenda à Constituição”, relatou o diretor de Estudos Técnicos do Sindireceita, Eduardo Schettino.


D cio Lima 1


 


CNI 1CNI 2D cio Lima 2


 


Na manhã desta quinta-feira, dia 19, os representantes do Sindicato apresentaram a proposta de Tributação da Economia Subterrânea ao diretor de Políticas Estratégicas da CNI, José Augusto Fernandes. O Sindireceita tem promovido o diálogo permanente com as entidades representativas do setor econômico e da sociedade civil na busca da ampliação do debate e do aprimoramento de suas proposições.  José Augusto Fernandes informou que a confederação tem acompanhado de forma sistemática a proposta de reforma tributária de autoria do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), bem como outros projetos paralelos sobre o tema, como o de iniciativa do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF). A partir da apresentação, a CNI incorpora a proposta do Sindireceita aos seus estudos.



Nas reuniões ocorridas na Câmara dos Deputados, o Sindireceita esteve representado pelo presidente Geraldo Seixas, pelos diretores Eduardo Schettino (Estudos Técnicos) e Sérgio de Castro (Assuntos Previdenciários), pelo secretário do Conselho Estadual de Delegacias Sindicais de Santa Catarina (CEDS/SC), Geraldo Paes Pessoa e pelos delegados sindicais José Carlos Mazzei (DS Londrina/PR) e Risonaldo Santos (DS João Pessoa/PB). A reunião ocorrida na CNI, na manhã de hoje, contou com a participação do diretor da DEN, Eduardo Schettino, do secretário do CEDS/SC, Geraldo Paes Pessoa e pelos delegados sindicais José Carlos Mazzei (DS Londrina/PR) e Risonaldo Santos (DS João Pessoa/PB).

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas