Ícone Sindireceita

LXXIII CNRE aprova orçamento do Fórum Nacional de Debate de Base para 2019

3 de dezembro de 2018 às 22:07

Por unanimidade (30 votos), os delegados presentes na LXXIII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita aprovaram, na noite desta segunda-feira, dia 3, o orçamento do Fórum Nacional de Debate de Base (FNDB) para o ano de 2019, com uso do Fundo de Reserva da categoria. O plano de despesas foi apresentado pelos membros do fórum Odair Ambrósio (coordenador executivo adjunto), Arthur Santana (coordenador geral) e Roberta Costa de Araújo (coordenadora geral adjunta). A reunião do CNRE ocorre no hotel Windsor, em Brasília/DF.

O FNDB é a nova denominação do Planejamento Estratégico da categoria, executado de 2016 a 2018. Os resultados do Planejamento foram apresentados durante a XV Assembleia Geral Nacional (AGN) do Sindireceita, ocorrida em agosto deste ano, em Recife/PE. Na oportunidade, os delegados da XV AGN deliberaram pela manutenção da iniciativa como uma política permanente do Sindicato, por meio da realização de ciclos de avaliação, debates e proposições conduzidos na forma do Fórum Nacional de Debate de Base. O FNDB tem como intuito ampliar a participação dos Analistas-tributários no processo de construção de diretrizes de ações estratégicas da categoria.

O fórum conta com ciclos de ações trianuais, que serão reavaliados e submetidos à apreciação da categoria a cada AGN. O colegiado é composto por dois representantes por região Fiscal (um titular e um suplente) e dois coordenadores executivos representando a DEN, Odair Ambrósio e Eduardo Schettino (coordenador executivo e diretor de Estudos Técnicos).

A primeira reunião dos membros do FNDB ocorreu na última sexta-feira, dia 30 de novembro, na sede da Diretoria do Sindireceita em Brasília. Na oportunidade, os participantes elegeram como coordenador geral do fórum o ATRFB Arthur Santana (da DS João Pessoa/PB) e como coordenadora geral adjunta a ATRFB Roberta Costa de Araújo (delegada sindical adjunta da DS Salvador/BA).

Na noite de hoje, os membros do FNDB também apresentaram aos participantes da LXXIII Reunião Ordinária do CNRE as ações previstas para o próximo ano, que incluem um ciclo de capacitação de representantes que será conduzido pelo cientista político Rudá Guedes Ricci e reuniões dos coordenadores nos meses de abril e dezembro. Em 2020, o FNDB promoverá assembleias para ouvir os Analistas-Tributários nas bases em todo o país e, em 2021, o fórum realizará uma plenária para consolidar um relatório contendo as propostas coletadas nas bases, que será apresentado à categoria durante a XVI AGN.

Leia mais sobre os temas da notícia: