Ícone Sindireceita

Reforma da Previdência: CCJ da Câmara dos Deputados convida novamente ministro Paulo Guedes à audiência pública

27 de março de 2019 às 11:57

Após uma tarde de debates nesta terça-feira, dia 26, parlamentares da base do governo e oposição, que integram a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, aprovaram a realização de novo convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando o seu comparecimento em audiência pública do colegiado sobre a reforma da Previdência (PEC 06/2019). O acordo entre os deputados estabeleceu que a audiência com o ministro será realizada na próxima quarta-feira, dia 3 de abril, às 14h. O Sindireceita esteve representado, na reunião desta terça-feira, pelo diretor de Assuntos Previdenciários, Sérgio de Castro.

 

O ministro Paulo Guedes participaria de audiência na tarde desta terça-feira para esclarecer diversos aspectos da PEC 06/2019. Todavia, em nota oficial divulgada no final da manhã, o Ministério da Economia anunciou que o chefe da Pasta não compareceria à reunião até que fosse designado o relator da reforma da Previdência na CCJ. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, foi escalado para substituir o ministro na audiência pública, mas não chegou a ser ouvido, após decisão da maioria dos parlamentares do colegiado.

 

 

O novo convite ao ministro foi proposto pelo líder do governo na Câmara, deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO), após uma breve reunião entre os coordenadores da CCJ e líderes do governo, da oposição e da minoria, na sala da Presidência do colegiado. Segundo o parlamentar, o governo federal está comprometido com a ida do ministro da Economia à audiência na próxima semana. O líder do governo também solicitou que outra audiência pública, que reuniria juristas para debater a reforma previdenciária nesta quinta-feira, fosse adiada para o dia 4 de abril. As duas solicitações foram acatadas pela CCJ.

 

 

Na oportunidade, o presidente da CCJ, deputado federal Felipe Francischini (PSL-PR), informou aos participantes da reunião que não cederá a pressões quanto à designação da relatoria da PEC 06/2019. “Esta é uma decisão que cabe a mim. Se é antes ou depois do ministro Paulo Guedes, cabe a mim essa decisão. Não vou sofrer pressão de ninguém, até porque há questões e responsabilidade que eu exerço, que muitas vezes não posso nem mesmo comunicar com a mídia e com outras pessoas. Se mais uma vez não for respeitado o convite, que é um consenso de todos os membros da Comissão, nós teremos que ser um pouco mais taxativos. Mas tenho certeza de que o ministro virá na quarta-feira e cumprirá esse acordo, que foi proposto pela Liderança do Governo e aceito pela oposição e pelos líderes presentes”, declarou Francischini.

 

 

"Estaremos aqui para acompanhar as audiências públicas na próxima semana”, destacou o diretor do Sindireceita, Sérgio de Castro. O diretor também conclamou os Analistas-Tributários em todo o país a acompanharem os debates sobre a reforma da Previdência e a somarem esforços contra os retrocessos contidos no texto. “Teremos uma longa jornada de mobilizações e debates sobre a reforma previdenciária. A defesa da Previdência Social é responsabilidade de todos e, nós, Analistas-Tributários da Receita Federal, temos muito a contribuir nesse importante e decisivo momento. Devemos nos manter unidos e engajados para combater todas as ameaças”, ressaltou Castro.

 

Tramitação

 

Regimentalmente, a CCJ da Câmara dos Deputados é a primeira comissão responsável por analisar a admissibilidade (aspectos constitucionais, legais e técnicos) de Propostas de Emenda à Constituição (PEC) debatidas no Legislativo. Após o prazo de cinco sessões do Plenário da Casa, a CCJ deve deliberar se admite ou não o texto. Em caso positivo, o presidente da Câmara designará uma Comissão Especial para examinar o mérito da PEC, que deverá aprovar um parecer dentro de um prazo de 40 sessões do Plenário.

 

Após a aprovação pela Comissão Especial, o texto é enviado ao Plenário da Câmara, onde será submetido a dois turnos de discussão e votação. Para ser aprovada, a PEC precisa ter, em ambos os turnos, 3/5 dos votos dos deputados (308), em votação nominal.

 

 Audi ncia CCJ C mara dos Deputados Sindireceita 3Audi ncia CCJ C mara dos Deputados Sindireceita 4Audi ncia CCJ C mara dos Deputados Sindireceita 6Audi ncia CCJ C mara dos Deputados Sindireceita 7Audi ncia CCJ C mara dos Deputados Sindireceita 9Audi ncia CCJ C mara dos Deputados Sindireceita 10Audi ncia CCJ C mara dos Deputados Sindireceita 11Audi ncia CCJ C mara dos Deputados Sindireceita 12

 

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas

Diretoria do Sindireceita participa de sessão de posse da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara
Sindicato

Diretoria do Sindireceita participa de sessão de posse da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ...

Representando as Analistas-Tributárias a secretária-geral da DEN, Iêda Miranda e a diretora de Aposentados do Sindireceita, Marlene Cambraia participaram da posse das integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados Federai

27 de março de 2019 às 11:57

RFB apreende R$ 127 mil em drogas no Galeão/RJ
Aduana

RFB apreende R$ 127 mil em drogas no Galeão/RJ

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão, nesta segunda-feira, dia 17, de duas cargas com drogas, sendo uma no Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte, e outra em uma transportadora em Olaria

27 de março de 2019 às 11:57

Sindireceita se reúne com o coordenador-geral de Gestão de Pessoas da RFB e sua equipe
Sindicato

Sindireceita se reúne com o coordenador-geral de Gestão de Pessoas da RFB e sua equipe

Participaram da reunião, representando as Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários, a diretora de Assuntos Aduaneiros, Mariluce Vilela Fontoura e o diretor de Defesa Profissional, Alexandre Magno Cruz Pereira

27 de março de 2019 às 11:57

Diretoria do Sindireceita participa da posse dos novos ministros 
Sindicato

Diretoria do Sindireceita participa da posse dos novos ministros 

Representando as Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas e o diretor Sérgio de Castro, participaram da posse da nova ministra da SRI, Gleisi Hoffmann e do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha

27 de março de 2019 às 11:57

Curso de Formação dos novos Analistas-Tributários
Sindicato

Curso de Formação dos novos Analistas-Tributários

Convocação para o curso de formação dos Analistas-Tributários foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (28/02).

27 de março de 2019 às 11:57

Alerta às unidades sindicais – CEDS e DS
Sindicato

Alerta às unidades sindicais – CEDS e DS

As DS e CEDS que ainda não prestaram contas relativo ao Exercício Social de 2024, DEVEM fazê-la com a máxima brevidade, a fim de evitar apontamento de ressalva no Relatório do CFN.

27 de março de 2019 às 11:57