Ícone Sindireceita

Sindireceita inaugura tecnologias que garantem participação telepresencial e votações online durante a XVI AGN

27 de novembro de 2021 às 14:48

Em 2021 vivenciamos um importante marco para a história da categoria e do Sindireceita. Pela primeira vez, a Assembleia Geral Nacional (AGN) / Congresso Brasileiro dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil conta com tecnologia que garante a participação telepresencial de ATRFBs de diversas regiões do Brasil no encontro, além de um sistema de votação online, que permitirá a todos servidores do cargo inscritos no evento deliberar sobre os assuntos de interesse de categoria. 

Outra inovação lançada pelo Sindireceita durante a XVI AGN está relacionada ao credenciamento dos participantes. Esta será a primeira vez em que um evento do Sindicato contará com credenciamento realizado exclusivamente pela internet, tanto para os participantes presenciais quanto para os telepresenciais.

XVI AGN Tecnologia

A XVI AGN ocorre dos dias 27 de novembro a 1º de dezembro, no Hotel Brasil 21 Convention, em Brasília/DF. Cerca de 180 delegados e suplentes participam do evento nas modalidades presencial e telepresencial, por meio da plataforma de videoconferências Zoom. Durante o encontro, o ambiente virtual é coordenado por uma equipe técnica altamente especializada em administrar plataformas online e garantir eficiência e segurança para eventos e votações.

Além do Zoom, o Sindireceita também desenvolveu um sistema de votação online, que está disponível na Área do Filiado, localizada na Área Restrita do site do Sindicato. Além de garantir a votação de propostas durante a XVI AGN, o sistema também permitirá votações futuras para a eleição entre chapas candidatas à Diretoria Executiva Nacional (DEN) e entre os conselhos do Sindireceita. Também foi desenvolvido pelo Sindicato um sistema para envio de teses e de credenciamento. 

O sistema foi projetado para ser utilizado em qualquer equipamento com acesso à internet e um navegador padrão. Entre os benefícios desta nova tecnologia encontram-se a economia de recursos, pois o Sindireceita é proprietário do sistema; sigilo em votações, com a garantia de voto anônimo em substituição às cédulas eleitorais; e votações rápidas em cerca de 1 minuto. 

XVI AGN Tecnologia.3

Para que a categoria possa utilizar futuramente o sistema de votação online e a plataforma de videoconferências em assembleias e reuniões são necessárias alterações no Estatuto do Sindireceita. As mudanças no Estatuto serão debatidas e deliberadas pelos Analistas-Tributários durante a XVI AGN.

Modernização

O novo cenário mundial imposto pela pandemia da Covid-19 exigiu dos setores público e privado a implementação de tecnologias virtuais eficazes para garantir a continuidade de suas ações e a prestação de serviços à sociedade. Ao adotar os sistemas inaugurados na XVI AGN, o Sindireceita demonstra a sua atuação em sintonia com as necessidades impostas por este novo cenário global.

Nos últimos anos, o Sindicato tem investido cada vez mais na modernização de seus mecanismos de diálogo junto à categoria e estimulado o uso de tecnologias pelos Analistas-Tributários. Este esforço tem resultado em iniciativas positivas conduzidas pelo Sindireceita, tais como a realização de webinários; a criação de fóruns virtuais de debate; a oferta de especialização à distância aos ATRFBs por meio do projeto Universidade AT, entre outras.

As ações do Sindireceita também vão ao encontro da atual realidade de trabalho dos Analistas-Tributários na Receita Federal. Atualmente grande parte dos servidores do cargo já executa suas atividades por meio de teletrabalho e defende este modelo; participam de diversos debates junto ao Fisco possibilitados com o uso de plataformas como o Teams, da Microsoft; e utilizam mecanismos virtuais como assinaturas e certificados digitais na execução de suas atividades na RFB.

O Sindireceita reitera o seu compromisso com a categoria e seguirá atuando diuturnamente para implementar cada vez mais tecnologias em benefício dos Analistas-Tributários em todo o Brasil. A adoção dos sistemas inaugurados durante a XVI AGN atende ao pleito dos servidores do cargo por mecanismos de diálogo modernos e garante aos ATRFBs plataformas seguras e eficientes de participação nos diversos fóruns de debate e deliberação do Sindicato. 

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas