Ícone Sindireceita

Analistas-Tributários homenageiam Grace, agente canina da RFB que faleceu neste domingo (6)

7 de fevereiro de 2022 às 14:46

Com grande tristeza, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) se despediram na manhã deste domingo, dia 6, da agente canina do órgão, Grace, falecida na data em decorrência de displasia canina. Integrante da Equipe K9 na Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho na 8ª Região Fiscal (Direp08), a agente canina tinha 12 anos e trabalhou por uma década na RFB, tendo exercido papel fundamental para a Aduana e, sobretudo, nas ações conduzidas pela instituição no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo.

0134bb5f 88b3 4a20 8d53 ae758b81c0df

Grace tinha como condutor o Analista-Tributário Ivan Shindy Ikeda. Além de GRU, a cadela também atuava em outras unidades da RFB no estado de São Paulo, entre elas os portos de Santos e São Sebastião, e os Correios. Até 2020, a agente canina exerceu atividades nestas unidades em parceria com o cão de faro da raça labrador retriever, Bart, que faleceu em julho daquele ano aos 8 anos de idade. Bart tinha como condutora a Analista-Tributária Renata Deuse Siqueira (relembre a homenagem ao cão de faro aqui).

c1fab4e2 ea22 4fcb 9eb8 0a0f29efa9b9

Ilustração em homenagem a Grace e Bart / Autor: Moisés Hoyos, ATRFB e diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita.

Juntos, Grace e Bart foram responsáveis por cerca de 700 apreensões no estado paulista, desde cartas de 5 gramas até toneladas em contêineres. Segundo relatos dos ATRFBs condutores, os agentes caninos eram inseparáveis, carinhosos e desempenharam, com grande dedicação, um trabalho essencial para a Aduana brasileira.

f06a02ee c5d0 4429 9962 a2323bbce8da

As fotos de Grace e Bart estampam o canil onde descansavam após as jornadas de trabalho na 8ª RF.

A importância de Grace para a Aduana fez com que a agente canina fosse homenageada, em 2019, no poema “Homenagem a uma servidora federal”, de autoria da Analista-Tributária Valdiléia dos Reis Castro da Cunha, lotada na Alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O poema foi classificado na 10ª edição do Concurso Histórias de Trabalho da RFB. Na mesma edição, a ATRFB também homenageou o cão de faro Bart, em poema intitulado “Agente Aduaneiro Especial”, que foi premiado em 3º lugar na categoria poesia do concurso da instituição.

 

Leia abaixo a íntegra do poema dedicado à Grace.

 

HOMENAGEM A UMA SERVIDORA FEDERAL

 

SOU UMA AGENTE ADUANEIRA CANINA

TRABALHO NA RECEITA FEDERAL

ENCONTREI EM MALAS, MUITA COCAÍNA

APÓS FISCALIZAÇÃO EM VOO INTERNACIONAL

 

NEGRA SOU, COMO NOITES SEM LUAR

COMPANHEIRA, OBEDEÇO A MEU CONDUTOR

SOU VALENTE, GOSTO DE ME AVENTURAR

AGUERRIDA, LUTO CONTRA TODO MALFEITOR.

 

SEMPRE QUE ME LEVAM AO AEROPORTO

DIZEM QUE VOU PARA TRABALHAR

TALVEZ NÃO HAVERÁ CONFORTO

MAS, ADORO ESSE MEU BRINCAR

 

CHEGANDO LÁ, FICO DE PRONTIDÃO

COM MEU FARO SEMPRE ATENTO

ANDANDO ENTRE MALAS DO AVIÃO

DE ALGUM PASSAGEIRO EM DESALENTO.

 

FAÇO ISSO COM ALEGRIA,

POIS SEI DE MEU VALOR

MINHA ATITUDE A TODOS CONTAGIA,

POIS TRABALHO COM AMOR.

 

MAIS UMA OPERAÇÃO FINALIZADA

MAIS UMA TAREFA BEM FEITA

FICO FELIZ PELA EMPREITADA

A SOCIEDADE ME RESPEITA

 

GRACE É MEU NOME,

TODOS SABEM DE MEU VALOR

NÃO TENHO SOBRENOME

SOU ADUANEIRA COM FERVOR

 

ESTOU PRESTES A APOSENTAR

CERTA DE MINHA BOA AÇÃO

POR FIM VOU LHE FALAR

ADUANA: MINHA ETERNA PAIXÃO!!

 

 

A IMPORTÂNCIA DOS CÃES DE FARO

Os cães de faro exercem um importante trabalho nas operações de fiscalização realizadas pelas unidades da Receita Federal do Brasil que atuam no controle aduaneiro. Eficientes e preparados para diversas situações, eles atuam em atividades como inspeção de bagagens, encomendas postais, cargas e veículos que ingressam ou saem do país.

Os agentes caninos da RFB trabalham em diversas localidades, como portos, aeroportos e postos de fronteira terrestre onde o fluxo de pessoas, veículos e cargas é intenso. Em um universo de vários possíveis alvos para a fiscalização, o agente canino se apresenta como um importante apoio para realizar diversas “inspeções” sem incomodar aqueles que não apresentam risco para o controle aduaneiro, constituindo-se, dessa forma, como agentes de alta eficiência, que confere agilidade e precisão à fiscalização.

Saiba mais sobre os cães de faro na cartilha Programa K9 da Receita Federal do Brasil, elaborada pelo Sindireceita. 

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas