Sindireceita se reúne com o ministro do Trabalho e Emprego e defende a promoção do princípio do “trabalho igual, salário igual” e a regulamentação da Convenção 151 da OIT
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas e o presidente do Conselho Nacional dos Representantes Estaduais (CNRE), Gerônimo Sartori se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia, 1, como o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. A reunião, que foi solicitada pelo presidente do CNRE, também contou com as presenças da chefe de gabinete do Ministério, Lene Teixeira, do secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto e o diretor de Comunicação do Sindireceita, Moisés Hoyos.
No encontro, os representantes dos Analistas-Tributários defenderam a necessidade de reestruturação sindical que democratize o sistema de relações de trabalho no setor público; a adoção de medidas que assegurem o combate as práticas antissindicais, em específico a revogação da Instrução Normativa SGP 02/2018; a importância da ampliação da representatividade e da organização sindical em todos os níveis, inclusive com o financiamento solidário e democrático da estrutura sindical.
Os representantes do Sindireceita também defenderam a necessidade de promoção do princípio do “trabalho igual, salário igual” (Convenção 100 da OIT). Inclusive, o governo apresentará, no próximo dia 8, na data que marca o Dia Internacional da Mulher, um Projeto de Lei para garantir a igualdade de salário entre homens e mulheres no Brasil. Outro ponto discutido foi a necessidade urgente de regulamentação da Convenção 151 da OIT, que garante o direito à negociação coletiva no setor público.