Comissão de Mulheres realiza apresentação para tratar sobre a equidade de gênero no ambiente de trabalho durante o CNRE
A Coordenadora Geral da Comissão de Mulheres do Sindireceita, a Analista-Tributária Denise Figueredo realizou uma apresentação na tarde desta quinta-feira (13/04), durante a LXXXIII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), para destacar o trabalho da Comissão de Mulheres, e reiterar seu objetivo na ampliação da discussão sobre equidade de gênero no ambiente de trabalho da Receita Federal e na sociedade.
Um dos temas destacados pela Coordenadora Geral da Comissão de Mulheres, Denise Figueredo e a integrante da Comissão, a Analista-Tributária Fernanda Franklin foi sobre o uso incorreto do termo misandria, que tem sido utilizado como coringa em qualquer situação em que mulheres reivindicam espaços historicamente ocupados por homens. Após a apresentação de um vídeo em que um comediante negro ironizava o uso da expressão "racismo reverso", evidenciando que o racismo é um sistema, e não apenas uma prática, em que brancos sempre foram privilegiados social, política e culturalmente - sendo, portanto, impossível que pretos e pardos pratiquem racismo contra brancos -, traçou-se um paralelo em que as acusações de misandria seriam o "racismo reverso" da misoginia. Denise Figueredo destacou, ainda, que a Comissão de Mulheres não tem como objetivo fomentar espaços de agressividade entre homens e mulheres, tendo sido criada justamente com o foco de melhorar a equidade no ambiente de trabalho. “Nós queremos apresentar e debater propostas relacionadas à valorização e ao reconhecimento do trabalho das mulheres, focando na busca de um ambiente mais seguro e eficiente de trabalho na Receita Federal para todos nós,” esclareceu Denise Figueredo.
Fernanda Franklin reforçou que a intenção do coletivo feminino é colaborar com a instituição na construção de um espaço mais igualitário e amistoso para as Analistas-Tributárias e os Analista-Tributários, se baseando também em experiências adotadas por outros órgãos federais, que passaram a trabalhar questões como equidade de gênero e enfrentamento a assédio.
Comissão de Mulheres
A Comissão de Mulheres do Sindireceita foi criada em julho de 2022 e possuí grupo ATRFB Mulheres, no WhatsApp, para participar clique aqui.