Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de 251 kg de cocaína neste domingo no Porto de Santos
Operação no Porto de Santos tem apoio de helicóptero com 'visão noturna'
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de 251 kg de cocaína neste domingo (28), no Porto de Santos, São Paulo. A droga estava escondida em um compartimento debaixo d’água em um navio. A Droga estava escondida em um compartimento de navio que fica debaixo d'água. Foram necessários mergulhadores para recolher os entorpecentes. A operação foi realizada em dois dias.
O trabalho foi realizado por equipes da Receita Federal, Polícia Federal, Marinha do Brasil, Polícia Militar e Polícia Ambiental. Um helicóptero do Centro Nacional de Operações Aéreas (Ceoar) sobrevoou e filmou o alvo na noite de sábado (27) e manhã de domingo, antes da abordagem dos agentes.
Com a movimentação suspeita registrada pela câmera acoplada na aeronave, que filma no escuro, e com as informações coletadas ao longo da investigação, sobre fortes indícios de que traficantes teriam escondido a droga no navio, as equipes partiram para a ação.
Os agentes usaram uma lancha e se aproximaram do navio, onde, com o apoio de mergulhadores, encontraram os 251 kg de cocaína embalados em sacos pretos e escondidos em um compartimento conhecido como ‘sea chest’, que é usado para coletar a água do mar para suprir os sistemas de refrigeração da embarcação. A droga foi apreendida e levada à lancha.
A Polícia Federal em Santos instaurou inquérito para dar continuidade às investigações. Não há informações sobre presos.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana são a linha de frente que mantêm a rotina de combater o contrabando, o descaminho, a evasão de divisas, o tráfico internacional de drogas e armas e os outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.