Sindireceita participa de reunião no MGI visando a convocação de todos os aprovados no último concurso da RFB
O Sindireceita reforçará a atuação visando a convocação de todos os aprovados no último concurso para o cargo de Analista-Tributário da Receita Federal. Na manhã desta quarta-feira, dia 20, o diretor adjunto de Assuntos Financeiros, Ronald Campbell e o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindirceita, Odair Abrosio participaram de uma reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para discutir a importância da nomeação de todos os aprovados e a realização de um único curso formação.
A reunião contou com as presenças do secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Celso Pereira Cardoso Júnior, do diretor do Departamento de Relações de Trabalho (Deret/MGI), Mário dos Santos Barbosa, da secretária-adjunta da Deret/MGI, Marilene Ferrari Lucas e de servidores do Ministério. Também participaram da reunião: Vitor Kaiser, Bruno Bortoleto, Vítor Neves e Rômulo Pereira, integrantes da Comissão dos Aprovados no Concurso de 2023 da Receita Federal do Brasil para os cargos de Analista-Tributário e Auditor Fiscal e diretores da Unafisco Nacional.
Ao participar da reunião, o diretor do Sindireceita, Odair Ambrósio destacou que, em reunião recente com o Sindicato o ministro da Fazenda Fernando Haddad reforçou o propósito de reconstruir a Receita Federal. Odair Ambrosio ressaltou que a convocação de todos os aprovados no concurso vai ao encontro deste projeto e que o fortalecimento do corpo de servidores da Receita Federal são um meio para que o governo e a própria instituição consigam atingir as metas de arrecadação. “Este é um esforço que está diretamente associado a necessidade de retomada de investimentos e de superação da crise fiscal”, destacou. O diretor do Sindireceita ressaltou ainda que o Sindicato ampliará o trabalho de convencimento junto a setores do governo para que possam ser chamados todos os aprovados, o mais breve possível.
O diretor adjunto de Assuntos Financeiros, Ronald Campbell também defendeu a necessidade de convocação imediata de todos os aprovados e a importância do trabalho realizado pelos servidores da Receita Federal no provimento dos recursos essenciais a execução das políticas públicas. Ele reforçou que o Sindicato ampliará o diálogo com a administração da RFB e com demais setores dos Executivo e no Congresso buscando a convocação do maior número possível de aprovados e a realização do concurso de formação de uma única etapa.
Durante a reunião, os representantes da Comissão dos Aprovados no Concurso de 2023 da Receita Federal entregaram aos diretores do MGI um estudo produzido que mostra o quadro atual de servidores da RFB; o impacto orçamentário da convocação de todos os aprovados; a quantidade de cargos vagos na Instituição; um levantamento sobre o perfil etário dos servidores e o tempo médio para aposentadorias entre outros dados.
No documento, a Comissão defende a convocação de todos os aprovados e a realização do curso de formação único, como forma de evitar o esvaziamento do cadastro de reserva. A Comissão defende ainda que, “em que pese a necessidade de liberação orçamentária para a inicial contratação dos aprovados, no decorrer do desempenho de suas funções, os servidores irão não só restituir o dispêndio realizado, mas também fortalecer a capacidade de arrecadação do Governo Federal. A contratação dos AT e AF trata-se pois, de investimento direto no Estado”.
Assista ao vídeo: