Sindireceita apresenta críticas e sugestões sobre o Regimento Interno ao secretário especial da RFB
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas e os diretores Alexandre Magno (Defesa Profissional) e Moisés Hoyos (Comunicação) apresentaram um conjunto de críticas e sugestões sobre o novo Regimento Interno (RI) da Receita Federal do Brasil (RFB) em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 17, junto ao secretário especial do órgão, Robinson Barreirinhas. O encontro ocorreu no gabinete do titular da instituição, no Ministério da Fazenda (MF), em Brasília/DF. Confira o Ofício e o Protocolo sobre a reunião encaminhados pelo Sindireceita ao secretário especial da RFB na Área Restrita do site (clique aqui).
Pela RFB, também participaram da reunião a subsecretária-geral, Adriana Gomes Rêgo; a coordenadora-geral de Planejamento, Organização e Avaliação Institucional, Rosane Faria de Oliveira Esteves; e o chefe da Assessoria de Comunicação Institucional, Daniel Tavares Vale Alencar. O encontro contou ainda com as participações de representantes do Sindifisco Nacional, Isac Moreno Falcão Santos (presidente), Dão Real Pereira dos Santos (diretor de Relações Internacionais e Intersindicais) e Marcelo Lettieri Siqueira (diretor adjunto de Estudos Técnicos); e do Sindfazenda, Neire Luiz Matos (secretária geral).
Em sua explanação, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas, criticou o fechamento de unidades da Receita Federal em algumas Regiões Fiscais (RF) para atender determinação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) relativa ao corte de 14% das funções/cargos comissionados no âmbito da RFB. De acordo com Freitas, a determinação contraria declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, proferidas em reunião junto ao Sindireceita ocorrida em 12 de setembro (relembre aqui).
Thales Freitas também ressaltou a importância da união entre as entidades de representação dos servidores da RFB para evitar o enfraquecimento do órgão e para que possam debater uma pauta comum, a ser encaminhada em Mesa Específica de negociação. “Escutamos do ministro da Fazenda que estava imbuído em reestruturar e fortalecer a Receita Federal. No entanto, como é possível alcançar esses objetivos reduzindo 14% dos cargos e funções comissionados do órgão? Essa situação parece ser contraditória. Se a bandeira de luta é para que não soframos uma diminuição da RFB, acho que é hora de todos nós, enquanto Sindicatos de representação, trabalharmos em uma pauta consensual de reestruturação da Receita e encaminharmos com a Mesa Específica. Outras categorias conduziram suas ações desta forma e já contam com suas mesas abertas. Precisamos ter uma pauta consensual”, declarou.
Outro ponto debatido pelo Sindireceita durante a reunião desta terça-feira foi a manutenção do atendimento presencial da RFB em determinadas localidades. O assunto foi detalhado pelo diretor de Defesa Profissional do Sindicato, Alexandre Magno, que ressaltou a função social dessas unidades e a importância da garantia de atendimento satisfatório aos contribuintes. “Nossa preocupação se deve à função social das agências. Além disso, temos consciência de que nem sempre os canais de atendimento virtuais são satisfatórios. Nas unidades onde há um indicador forte para a suspensão das atividades, então que a gente consiga manter a representatividade da RFB na microrregião através de um APA, que é o Atendimento Presencial Avançado, com um servidor para fazer o elo de comunicação entre o ambiente virtual e o ambiente presencial”, defendeu.
Em resposta aos apontamentos apresentados pelo Sindireceita, o secretário especial da RFB, Robinson Barreirinhas ressaltou a importância da presença da Receita Federal nas diversas regiões do país, bem como a relevância do papel das agências do órgão para a sociedade. Barreirinhas também informou que seguirá trabalhando pelo fortalecimento da instituição e para evitar prejuízos no processo de reestruturação da mesma.
“Vamos continuar discutindo e apresentando dados. Não desistimos e queremos mais funções, cargos e concursos. Mas preciso ter planos A, B e C, pois não podemos parar tudo até resolvermos essa discussão. Ainda não encaminhei o decreto e só vou encaminhá-lo quando sentir que o debate está maduro. Ao mesmo tempo, também não vou deixar de andar com o processo, para não colocar em risco o que a gente já tem. Estou tentando “equilibrar os pratos” aqui. Idealmente, a gente amadurece, faz comitês e tal. Mas talvez o ideal não seja possível e o que pode ser que aconteça? Eu encaminho com o que for possível encaminhar e a gente continua debatendo e correndo atrás”, declarou o secretário especial.
Ao fazer uso da palavra, a subsecretária-geral da RFB, Adriana Gomes Rêgo frisou que o Regimento Interno não pode ser visto enquanto algo estacionário, mas, sim, como um processo em constante evolução e mudança. Adriana Gomes Rêgo também comunicou que avaliará todas as críticas e sugestões entregues pelas entidades durante a reunião e informou que serão marcadas, em breve, reuniões temáticas. “Vou ler todos os pontos colocados por vocês e vamos debater. Não esqueçam que esse é um processo contínuo. As próximas reuniões temáticas serão nas áreas de Aduana, fiscalização e arrecadação. O melhor seria iniciarmos nessa semana, mesmo”, disse.
Temas
Mais notícias sobre os temas
Sindireceita participa de posse da superintendente da RFB na 4ª Região Fiscal
Presidente do Sindireceita, Thales Freitas compareceu à cerimônia de posse ocorrida na manhã desta sexta-feira, dia 25.
18 de outubro de 2023 às 14:21
Resolução CGPP nº 8 é suspensa temporariamente
Com isso, volta a ter efeito a Norma de Execução SUCOR nº 1, de 16 de fevereiro de 2024.
18 de outubro de 2023 às 14:21
RFB homologa relação de candidatos aprovados na segunda convocação do concurso
Homologação inclui candidatos aprovados na condição de sub judice, tendo sido observadas e acatadas todas as decisões judiciais aplicáveis.
18 de outubro de 2023 às 14:21
Receita Federal atua em Operação H. Pylori que investiga desvio de recursos públicos na pandemia
Analista-Tributário atua na operação contra fraudes com verbas da saúde no Rio de Janeiro
18 de outubro de 2023 às 14:21
Abertas as inscrições para a 16ª edição do Concurso de Histórias de Trabalho da RFB
A 16ª edição do Concurso de Histórias de Trabalho da RFB traz como tema sugerido: “Relatos de Cidadania Fiscal"
18 de outubro de 2023 às 14:21
Analista-Tributária representa a Receita Federal em evento dos BRICS
São Petersburgo/Rússia foi a sede do encontro do grupo de trabalho dos BRICS Client-Centric Approach in Tax Administration
18 de outubro de 2023 às 14:21