Operação Modulus Fictum: Analistas-Tributários atuam em operação de combate à sonegação fiscal no setor de plásticos
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram, em conjunto com servidores da Procuradoria da Fazenda Nacional e da Polícia Federal da Operação Modulus Fictum. Segundo as investigações da Receita Federal, foi identificado um esquema fraudulento envolvendo a criação de empresas fictícias em nome de laranjas para oferecer serviços de simulação de operações comerciais para empresas do setor de plástico, visando reduzir ilegalmente os tributos devidos dessas empresas.
Estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Blumenau em dez municípios do estado de São Paulo e em um município do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
A Receita Federal estima recuperar aproximadamente R$ 1,5 bilhão entre tributos e multas com o que foi apurado até o momento. Além das fiscalizações e autuações, os envolvidos ainda responderão pelo crime de sonegação fiscal.
Estima-se que a ação em curso promoverá um acréscimo na arrecadação anual de R$ 300 a 500 milhões, decorrente da retirada do mercado das empresas envolvidas na fraude e do aumento da conscientização dos contribuintes sobre os riscos, o que os leva a recolher os tributos de forma mais espontânea.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.