Operação Follow the Money: Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuam em operação de combate à sonegação
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram, em conjunto com a Polícia Federal (PF) em Curitiba/PR, na chamada Operação Follow the Money. A investigação deflagrada hoje, dia 6, buscou seguir o fluxo de dinheiro ilícito e identificar o patrimônios e rendimentos oriundos da atividade criminosa de uma organização liderada por um empresário ligado ao ramo de transportes, construção e aluguel de máquinas pesadas na região.
O líder da organização já havia sido preso por tráfico internacional de entorpecentes e utilizava documentos falsos para não chamar a atenção. Para a lavagem de dinheiro e ocultação da verdadeira propriedade dos bens, utilizava-se de dezenas de pessoas e de empresa laranjas.
Além disso, a organização criminosa utilizava os serviços de um contador, visando dar aparência de legalidade aos recursos. As empresas em nome do chefe da organização apresentavam declarações de faturamento à Receita Federal, mesmo sem prestar nenhum tipo de serviço ou quaisquer registros de venda de mercadorias.
Segundo as investigações, apenas nos últimos dois anos e em relação a esse núcleo principal, foi apurada a disponibilidade de aproximadamente R$ 18 milhões para gastos pessoais e para aquisições de imóveis e veículos sem origem lícita conhecida.
Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 02 de prisão temporária. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Curitiba/PR, Piraquara/PR, Tijucas do Sul/PR, Pontal do Sul/PR, Santo Antônio do Sudoeste/PR, Londrina/PR, Loanda/PR, Camboriu/SC, Balneário Camboriú/SC, Barra Velha/SC, Itapoá/SC e Barroquinha/CE.
As ordens judiciais expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba prevêem o sequestro de dezenas de imóveis, contas bancárias e de veículos com suspeita de ligação com a organização criminosa.
Durante a operação em imóveis de luxo, foram encontrados diversos veículos importados, maquinário agrícola, jet-skis e outros artigos de alto valor agregado. Em algumas bolsas encontradas dentro de carros importados foram encontrados mais de R$ 100 mil em espécie.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.