Sindireceita participa de Seminário do Sindifisco Nacional em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres
As Analistas-Tributárias integrantes da Comissão de Mulheres do Sindicato, Karla Fantacini e Denise Figueredo, a secretária geral da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, Iêda Miranda; a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia participaram nesta sexta-feira, dia 8, de seminário promovido pelo Sindifisco Nacional em celebração ao Dia Internacional das Mulheres.
Denise Figueredo e Karla Fantacini participaram do 2° Painel do dia, com a palestra da Dra. Fernanda Coimbra Santiago, Procuradora da Fazenda Nacional, coordenação de Nory Celeste, diretora de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional e Dejanira Freitas, diretora suplente do Sindifisco Nacional. O painel contou ainda com a participação de Ana Fraga, Liderança Feminina da Caixa Econômica; Herta Rani, Comissão de Mulheres dos Advogados Federais; Fabiana Uehara, Coordenadora Nacional Da Comissão Executiva Dos Empregados Da Caixa Econômica.
Denise agradeceu o convite e começou sua fala destacando a importância de reconhecer a história das mulheres que vieram antes. “A gente faz parte de uma primeira história de mulheres que puderam ir um pouco mais além, mas elas também já foram além, e é graças a elas que estamos aqui hoje, nossas mães, avós, importante sempre lembrar disso”, afirmou.
A criação da Comissão de Mulheres (CM) do Sindireceita e os desafios e percalços que as mulheres ainda vivenciam também foi tema de Figueredo: “Precisamos sim falar dos avanços, mas dos desafios do que ainda temos pela frente, as dificuldades. Só vamos chegar lá se as mulheres estiverem no poder. É fácil? Não, e a gente precisa encontrar essa forma. Precisamos lutar e lutar juntas e é esse o caminho que estamos trilhando”.
A igualdade de gênero, bem como a equidade e a importância do dia 8 como símbolo de luta das mulheres também foram destaques na fala da presidente da CM. “Essa luta é todos os dias. Hoje estamos aqui, conversando entre mulheres, nos fortalecendo, aprendendo, compartilhando, entendendo cada uma das nossas diferenças e nos unir para trilhar um caminho melhor não só para as mulheres, mas para toda a humanidade”, finalizou.
Karla Fantacini, integrante da Comissão de Mulheres do Sindireceita, abriu sua fala dizendo que as mulheres perderam espaço no último governo e salientou que estava na hora de se movimentar. “Todos os cargos em que as mulheres foram retiradas, entraram homens e não podemos permitir isso”, afirmou.
Karla Fantacini também parabenizou a iniciativa do Sindifisco Nacional e destacou que já existem projetos conjuntos entre as duas Comissões de Mulheres. “Se tem uma pauta aonde não vai haver discordância entre Analistas-Tributárias e Auditoras Fiscais é a pauta feminina. Nós estamos juntas!”, destacou.
O evento ocorreu das 9h às 17h, no auditório do Hotel San Marco, em Brasília/DF, e deu com debates sobre a atuação da mulher na administração pública, na política e em sindicatos, reunindo representantes do Executivo federal, do parlamento e da administração da Receita, além de pesquisadoras que trabalham com temas relacionados às questões da mulher na sociedade brasileira.