Operação Fumus Prohibitus: Analistas-Tributários participam de operação de combate ao contrabando de cigarros no Rio Grande do Sul
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram nesta terça-feira, dia 26, em conjunto com a Polícia Federal (PF) na Operação Fumus Prohibitus, que investiga grupo criminoso ligado a facção criminosa responsável pelo contrabando e comércio ilegal de cigarros de origem paraguaia.
Os servidores cumprem 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Soledade, Barros Cassal e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Segundo informações, a investigação teve início com a prisão em flagrante de um casal que conduzia um veículo carregado com aproximadamente quatro mil maços de cigarro de origem estrangeira em abril de 2021.
Durante a ação, as buscas ocorreram em estabelecimentos comerciais que adquiriram produtos exclusivamente da facção. Houve retenção de 2.270 cigarros paraguaios, 37 cigarros eletrônicos, munições e de uma pistola calibre nove milímetros de uso restrito. Ninguém foi preso.
Foi apurada a prática de contrabando e comércio ilegal de produtos contrabandeados, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Fonte: Correio do Povo
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.