Aduana: Analistas-Tributários atuam na retenção de ônibus lotado com vinhos e azeites argentinos em Ibiporã/PR
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de um ônibus lotado com vinhos e azeites argentinos, sem a devida documentação fiscal, na última sexta-feira, dia 19, em Ibiporã/PR. A ação foi realizada por servidores da equipe da RFB em Londrina/PR e contou com apoio da Polícia Federal (PF).
Além do motorista, também estavam a bordo do ônibus duas mulheres residentes na região de Londrina. Devido à ausência de documentos e à proibição pela Anvisa da importação do azeite transportado, todos os envolvidos foram conduzidos à PF para as devidas providências.
A RFB conduzirá uma investigação para identificar outros participantes na importação irregular dos produtos retidos, em especial os financiadores do esquema. Todos responderão pelo perdimento da mercadoria e pelo crime de contrabando e perigo à saúde pública.
*Com informações da Folha de Londrina.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.