Aduana: Analistas-Tributários atuam na apreensão de 15 toneladas de carvão ativado misturados com ouro em pó no Porto de Santos/SP
Analistas-Tributários da RFB atuaram na apreensão de uma carga de 15 toneladas de carvão ativado no Porto de Santos/SP em setembro do ano passado. Além disso, os servidores identificaram o equivalente a 5 kg de ouro em pó, não declarados, misturados ao material. A quantidade de ouro poderia render R$ 1,9 milhão, quase três vezes mais que o valor do carvão declarado na nota fiscal do produto.
O destino da carga apreendida era a companhia italiana Safimet, especializada no refino de ouro e outros metais preciosos. Essa foi a primeira apreensão de ouro misturada a carvão ativado ocorrida no Porto de Santos, segundo a Receita Federal.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.