DEN alerta filiados e filiadas sobre novas tentativas de golpes
A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita alerta os seus filiados e filiadas sobre duas novas tentativas de golpe. Nossos filiados especialmente aposentados, aposentadas e pensionistas, têm recebido mensagens por e-mail, WhatsApp, Correios e telefone de pessoas que se apresentam, criminosamente, como advogados ou representantes do Sindireceita.
Como já divulgado em outras notas, os golpistas utilizam de variados artifícios na tentativa de enganar nossos filiados. Por vezes, utilizaram nomes verdadeiros de advogados do Sindicato, outras vezes, nomes dos escritórios parceiros do Sindireceita (clique aqui e aqui) e até mesmo o nome do presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN) – saiba mais aqui.
Assim, reiteramos a necessidade de o filiado estar sempre em alerta acerca dos contatos recebidos, em nome do Sindireceita, envolvendo assuntos de ações judicias.
Informamos que:
- O Sindireceita não cobra o pagamento de valores prévios para que os filiados recebam os valores a que têm direito nas ações judiciais;
- Os profissionais do escritório DJACI FALCÃO NÃO fazem contato telefônico com os filados do Sindireceita;
- NÃO faça pagamentos de boletos, ou envie valores por PIX, ou transferências bancárias, sob quaisquer alegações apresentadas em e-mail, Whatsapp ou por telefone, para o Sindireceita, ou para advogados e escritórios parceiros, ainda que sejam nomes de pessoas ou escritórios reconhecidos pelo filiado;
- NÃO passe dados pessoais;
- NÃO é necessário o envio de informações para a liberação de recursos relativos as ações coletivas propostas pelo Sindireceita, por intermédio do escritório DJACI FALCÃO Advogados ou por outro escritório parceiro do Sindireceita; e
- Os filiados também não devem responder a e-mail, mensagens de texto e ou retornar a ligações, pois todos os endereços e telefones informados pelos criminosos não pertencem a estrutura do escritório parceiro do Sindireceita, DJACI FALCÃO Advogados.
Seguem abaixo, alguns, modelos já utilizados nas tentativas de GOLPES:
É imprescindível que o filiado sempre acompanhe as notícias no site e redes sociais oficiais do Sindicato e se assegure, se o contato recebido procede do Sindireceita ou de escritório realmente parceiro do Sindicato, fazendo contato com a Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ), em caso de abordagens para envio de formulários, procurações ou quaisquer documentos.
Alertamos os filiados que qualquer abordagem feita por carta, telefone, e-mail ou WhatsApp, oriunda de pessoas ou escritórios, mesmo que supostamente conhecidos como parceiros do Sindireceita, precisa ser confirmada a sua autenticidade junto à Diretoria Executiva Nacional (DEN), por intermédio da DAJ, pelos canais de comunicação regulares.
O Sindireceita é a única entidade sindical legitimada a representar a categoria dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) ativos, inativos e seus respectivos pensionistas, amparada pelo art. 8º da Constituição da República.
A Diretoria de Assuntos Jurídicos reafirma seu empenho e compromisso na assistência jurídica aos filiados ao Sindireceita. A DAJ divulgará novas informações quando necessário.
O atendimento jurídico ao filiado é realizado diariamente pelas modalidades:
- Virtualmente (pela plataforma Teams), pelo e-mail (juridico@sindirceita.org.br), por telefone (61) 3962.2300 e presencialmente.
- O atendimento na DAJ é feito diariamente das 10h às 16h, de forma ininterrupta.
- Para agendamento dos atendimento virtual ou presencial, preferencialmente, deve ser utilizado o aplicativo app.sindireceita.org.br, pelo e-mail juridico@sindirceita.org.br ou pelo telefone (61) 3962.2300.
Tentativa de golpe por WhatsApp
A DEN informa ainda que tomou conhecimento de uma segunda tentativa de golpe que tem sido praticada por criminosos, por meio de contato via WhatsApp. Neste caso, uma pessoa se apresenta como “Elenice”, com número de telefone “+55 51 9595-4681” (veja abaixo).
Por meio de áudio enviado aos filiados e filiadas, uma mulher afirma integrar um escritório de advocacia que “trabalha com ações voltadas aos servidores federais” e que estaria, neste momento, atuando em relação à ação da GIFA para os Analistas-Tributários. No áudio, a pessoa também questiona se os aposentados e pensionistas tomaram conhecimento sobre o andamento da referida ação para suposto recebimento de valores devidos.
A Diretoria do Sindireceita, por meio de sua Diretoria de Assuntos Jurídicos, ressalta que esta mensagem trata-se de mais uma tentativa de golpe. Para a segurança dos filiados e filiadas, recomendamos a todos e todas que não respondam a mensagem e não encaminhem nenhum dado pessoal a este contato.