Aduana: Analistas-Tributários atuam em operação contra o comércio ilegal de bebidas alcoólicas falsificadas em Santa Catarina
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na última semana em operação de combate ao comércio ilegal de bebidas alcoólicas em municípios de Santa Catarina. De acordo com a Receita Federal, o valor das bebidas retidas chega a R$ 150 mil.
A operação revelou que as bebidas alcoólicas falsificadas eram revendidas para pequenos comerciantes e consumidor final com a ocultação da procedência ilícita e com sinais de contrafação.
Dentre os produtos retidos estão garrafas de whisky e conhaque falsificados.
A ação ocorreu em uma loja de Blumenau, onde o comércio foi autuado após não apresentar a devida documentação regular da importação de diversas bebidas alcoólicas destiladas; no Vale do Itajaí, e em um centro de distribuição de Barra Velha, no litoral norte do estado.
Segundo a Receita Federal, as bebidas retidas serão transformadas em unidades de álcool em gel às quais serão doadas para hospitais.
Fonte: ND+
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.