Aduana: Analistas-Tributários atuam em megaoperação de combate ao contrabando no norte de Santa Catarina
Analistas-Tributários da Receita Federal participam hoje, dia 27, de uma megaoperação de combate ao contrabando. A Operação Desabastecimento foi deflagrada nesta terça-feira, dia 27, com apoio da Polícia Federal e tem o objetivo de cumprir 37 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Joinville/SC, com o objetivo de investigar 14 empresas de Joinville/SC especializadas na comercialização de smartphones, tablets, notebooks, smartwatches e fones de ouvido de uma determinada marca, importados irregularmente.
Os produtos provenientes de descaminho eram vendidos em lojas físicas, situadas principalmente em edifícios comerciais de acesso restrito ou em shoppings, quanto pela Internet, através de redes sociais. Muitas dessas lojas atendiam apenas clientes com agendamento de data e hora.
Na ação de hoje, foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão, nos endereços das empresas investigadas, de seus sócios formais, possíveis sócios informais e em locais que servem ou serviram como depósito de mercadorias. A operação contou com a participação de 170 servidores, (120 policiais federais e 50 servidores da Receita Federal), 60 viaturas e 01 helicóptero.
Este trabalho conjunto entre Polícia Federal e Receita Federal é fundamental para combater o comércio ilegal que prejudica nossa economia e coloca os consumidores em risco, além de proteger os comerciantes que atuam dentro da legalidade e são prejudicados pela concorrência desleal de quem pratica descaminho. Os responsáveis pelas empresas envolvidas podem responder pelos crimes de descaminho, associação criminosa e lavagem de capitais. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil)
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.