Sindireceita participa da 8ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado
O evento foi promovido pelo Fonacate e debateu o tema “Democracia e Sustentabilidade na Era Digital”.
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas e o diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro, participaram nesta quarta-feira, dia 25, da 8ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado, promovida pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), em Brasília/DF. O evento debateu o tema “Democracia e Sustentabilidade na Era Digital” e contou com a presença de servidores e servidoras públicas de diversas categorias, autoridades e acadêmicos.
A 8ª edição da conferência discutiu o papel das carreiras do funcionalismo público na transformação do Estado brasileiro diante das crises ambiental, democrática e econômico-social que afetam a humanidade. A solenidade de abertura do evento ocorreu na noite desta terça-feira, dia 24 e, na oportunidade, o Sindicato esteve representado pelo diretor Sérgio de Castro.
De acordo com o presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, Thales Freitas, os painéis realizados durante a conferência nesta quarta-feira proporcionaram reflexões sobre temas de grande relevância, tais como a Inteligência Artificial (IA) e o projeto Analytics, desenvolvido pela Receita Federal do Brasil (RFB) e conduzido por servidores da Carreira Tributária e Aduaneira, entre eles Analistas-Tributários. “O projeto Analytics foi mencionado no penúltimo painel da conferência como uma iniciativa de destaque da atividade do Fisco em todas as suas esferas. Inclusive, esse projeto foi tema de apresentação internacional ocorrida em julho deste ano e merece o destaque e o apontamento feito neste penúltimo painel. A conferência foi maravilhosa. Parabenizo o Fonacate por esse evento brilhante”, declarou.
O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sérgio de Castro, ressaltou que o Brasil vive um momento decisivo diante das inovações oriundas da era digital. Segundo Castro, os Analistas-Tributários, Analistas-Tributárias e demais servidores e servidoras públicas possuem um papel significativo neste contexto. “Estamos diante de um momento decisivo para o Brasil. Ou colocamos no mundo como um player na era geopolítica ou ficaremos para trás. Cabe ao Estado e aos seus servidores, principalmente às Carreiras Típicas de Estado, como a nossa, um papel preponderante nesse novo caminho da era digital. A era digital chegou para ficar. O Sindireceita procura constantemente essas tecnologias e trabalha para se adequar e entender o que vem pela frente para o Analista-Tributário no século XXI”, disse.
Debates
A abertura da 8ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado contou com conferência magna sobre o tema “Democracia e Sustentabilidade na Era Digital”. O assunto foi abordado em palestra ministrada pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia. Na ocasião, a mesa diretora da solenidade foi coordenada pelo presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Soares Leiro.
Nesta quarta-feira, a conferência teve continuidade com a realização de quatro painéis de debate. Durante a manhã, o evento contou com os painéis “Os meios Digitais e o Fortalecimento da Democracia”, com palestra ministrada pela Procuradora Nacional da União de Defesa da Democracia, Karina Nathércia Sousa Lopes; e “Qual Governo Digital?”, com apresentação realizada pelo jurista Juarez Freitas. O primeiro painel contou com debate conduzido pela diretora de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Camila Medeiros e mesa coordenada pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Tarcísio José Sousa Bonfim. Por sua vez, o segundo painel teve como debatedor o gerente de Soluções Digitais da Agência Nacional de Aviação (ANAC), Felipe Cruz e mesa presidida pela secretária-geral do Fonacate e presidenta da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte.
À tarde, o evento contou com os painéis “Marco Regulatório para a Inteligência Artificial”, com palestra ministrada pelo vice-presidente da Federación Española de Asociaciones de los Cuerpos Superiores de la Administración Civil del Estado (FEDECA), Víctor Rodríguez Prieto; e “Inovação e Sustentabilidade no Serviço Público”, com apresentação conduzida pela economista, professora e pesquisadora da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Amélia Rodrigues da Silva Enriquez. A mesa diretora do primeiro painel do turno da tarde foi coordenada pelo presidente da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE), Rodrigo Spada e contou com debates conduzidos pelo diretor de Tecnologia da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Juliano Rodrigues Ferreira e pela a coordenadora-geral de Fomento à Inteligência Artificial responsável na Secretaria de Governo Digital, Thaciana Guimarães de Oliveira Cerqueira.
A mesa diretora do último painel foi presidida pela vice-presidente do Fonacate e presidenta da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Elizabeth Hernandes. A diretora executiva do Movimento Pessoas à Frente, Jessika Moreira, foi responsável pela condução dos debates, na ocasião.