RFB faz a maior apreensão de drogas do ano no Porto de Santos
Analistas-Tributários atuam na apreensão de 1,2 toneladas de cocaína em carga de sucata. A droga estava escondida em um contêiner com destino ao exterior.
A Receita Federal encontrou 1,2 tonelada de cocaína que estava escondida em uma carga de sucata metálica no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (21). A apreensão, que contou com a atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal, foi a maior realizada no cais santista em 2024, até o momento.
A Receita Federal informou que a carga estava distribuída em cinco contêineres, que tinham como destino o porto de Málaga, na Espanha. Durante a fiscalização, os novos sistemas de gestão de riscos da Receita Federal permitiram a seleção e o bloqueio da carga. O órgão acrescentou que dois cães de faro e as análises das imagens de escâneres também auxiliaram na identificação da droga. As imagens mostram os cachorros identificando a droga, que estava dentro de caixas metálicas e com embalagens estampadas de leões. Em seguida, é possível ver os entorpecentes passando por testes e sendo pesados.
De acordo com a Receita Federal, a forma em que os entorpecentes foram colocados demonstraram uma tentativa de dificultar os trabalhos das equipes de vigilância e repressão do órgão no Porto de Santos. A Polícia Federal (PF) realizou a apreensão e perícia da droga ainda no local. Segundo a corporação, um inquérito foi instaurado para apuração da materialidade e autoria do crime de tráfico internacional de drogas. Ninguém foi preso. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.