Ícone Sindireceita

Mais de R$ 3,5 milhões em mercadorias contrabandeadas são retidos no Paraná

 Operação resultou em uma das maiores retenções de contrabando do ano na região norte do estado do Paraná.  

19 de dezembro de 2024 às 16:36
Atualizado: 19 de dezembro de 2024 às 16:43

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram nesta terça-feira, dia 17, em operação conjunta com a Polícia Federal e Polícia Militar que resultou em uma das maiores retenções de contrabando do ano na região norte do estado do Paraná.  

Durante fiscalizações de rotina nas rodovias próximas ao município de Astorga/PR, equipes de fiscalização abordaram dois caminhões-baú para verificação de documentos. Inicialmente, tudo parecia regular, mas após o comportamento suspeito dos motoristas e contradições em seus depoimentos, os agentes realizaram uma inspeção mais detalhada.

A busca revelou compartimentos ocultos nos veículos. Neles, foi encontrada uma grande quantidade de smartphones e outros eletrônicos de origem estrangeira sem documentação de importação.

Os caminhões e as mercadorias foram encaminhados à Receita Federal em Londrina, onde os produtos foram contabilizados e avaliados. O valor total da retenção foi estimado em R$ 3,5 milhões. Este é um dos maiores montantes registrados em uma única operação em 2024.

Os motoristas foram presos pela Polícia Federal e responderão pelos crimes de contrabando e descaminho. As mercadorias retidas estão sujeitas a perdimento em favor da União.

 

Fonte: https://paiquerefm.com.br/operacao-conjunta-resulta-em-uma-apreensao-milionaria-de-contrabando-no-norte-do-parana-em-2024/

 

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas