Operação Creditum: Analistas-Tributários atuam em operação de combate à sonegação
RFB e PF desarticulam grupo criminoso que movimentou R$ 15 milhões em fraude de financiamento de veículos de luxo.
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram nesta quinta-feira, dia 16, em conjunto com a Polícia Federal (PF) na Operação Creditum, que investiga grupo criminoso que atuava com fraudes em financiamento de veículos de luxo, sonegação fiscal, falsificação ideológica e lavagem de capitais.
Estas operações ilegais movimentaram a quantia estimada de R$15 milhões. Segundo a Receita Federal, foram cumpridos quinze mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus e Manacapuru, no Amazonas; e no Rio de Janeiro.
A investigação indicou que os alvos da operação obtinham diversos financiamentos de veículos de luxo, com descontos angariados por meio de benefício fiscal, com o intuito de revender os veículos financiados para terceiros sem o conhecimento da instituição bancária.
Os financiamentos eram obtidos por meio de empresas, tanto em nome dos investigados quanto em nome de “laranjas”. Para isso, os investigados falsificavam documentos e contavam com a participação de funcionários de instituição financeira e de concessionárias de veículos.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, entre outros.
O nome da operação, “creditum", vem do latim e significa "coisa confiada". O grupo criminoso repassava veículos de luxo, obtidos mediante fraude, para terceiros compradores sem realizar a transferência de propriedade, ou seja, as relações eram baseadas na confiança.
Fonte: Rede Onda Digital
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.