Operação Errata
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram em operação de combate à sonegação.
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram nesta terça-feira, dia 11, na deflagração da Operação Errata, que tem por objetivo aprofundar as investigações de suposto esquema de desvio de recursos públicos utilizados para aquisição de livros escolares, envolvendo possíveis crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A ação foi realizada em conjunta com a Polícia Federal (PF), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU).
Segundo as investigações, no período de 2017 a 2023, foram identificados indícios de que agentes políticos e servidores públicos atuaram para realizar aquisições direcionadas de materiais didáticos.
Para concretização da fraude sistemática, os investigados teriam se valido de procedimentos de inexigibilidade de licitação, combinados com uma complexa rede formada por interpostas pessoas jurídicas de fachada e pelo uso de parentes e pessoas de baixo poder aquisitivo na condição de “laranjas”.
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. Segundo a Receita Federal, as fraudes superam o valor de R$ 100 milhões.
Fonte: Receita Federal