Carteira funcional e distintivos para "Analistas-Tributárias"
Após atuação da DEN nova portaria é publicada com flexão de gênero para o cargo de Analista-Tributária
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria RFB Nº 521, de 5 de março de 2025, que altera a Portaria RFB nº 2.045, de 20 de dezembro de 2018, e aprova os modelos do conjunto de identificação funcional e de distintivos de uso ostensivo, destinados à identificação de integrantes da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e disciplina seu uso e controle.
A publicação da nova portaria se deve a atuação da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita que cobrou da administração da RFB que a identificação funcional e de distintivos contemplasse a flexão de gênero para a versão feminina do cargo de Analista-Tributária da Receita Federal do Brasil.
Veja o Ofício enviado pela Diretoria do Sindireceita
Veja a resposta enviada pela COGEP
Em janeiro deste ano, o presidente da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita, Thales Freitas encaminhou um ofício ao subsecretário de Gestão Corporativa da RFB, Juliano Brito solicitando a retificação do texto da Portaria RFB Nº 508, de 15 de janeiro de 2025, e a adoção da flexão de gênero, com a utilização da forma Analista-Tributária para a versão feminina.
A DEN destaca a importância do trabalho das Analistas-Tributárias para à Receita Federal e para toda à sociedade, uma atuação que deve ser reconhecida e valorizada em todos os meios, inclusive com a correta e devida identificação das servidoras.
A Diretoria do Sindireceita parabeniza a todas as Analistas-Tributárias por esta importante conquista, especialmente neste mês que é marcado pela luta da todas e todos em favor do reconhecimento e dos direitos das mulheres em todo o mundo.