Analistas-Tributários participam do XI Seminário Internacional OEA
Elaine Costa, Anderson Leme e Cleiber Ferreira ministraram palestras e mediaram debates durante o XI Seminário Internacional OEA.
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil e mais de 500 especialistas reuniram-se entre os dias 19 e 20 de março de 2025, em São Paulo/SP, para discutir temas relevantes relacionados ao comércio exterior brasileiro durante o XI Seminário Internacional do Programa Operador Econômico Autorizado (OEA).
O evento, organizado pelo Procomex, em parceria com a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), abordou a importância do uso da tecnologia para o fortalecimento da conformidade no Programa Operador Econômico Autorizado (OEA), no e-Commerce e na Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF).
Durante o evento, a Analista–Tributária Elaine Costa, gerente de Comunicação do Programa OEA da RFB, mediou a discussão entre setor público e privado sobre as oportunidades de melhorias e benefícios para o Programa OEA, com base nos levantamentos realizados pelo Fórum Consultivo.
Fabiano Diniz, Alexandre Machado, Elaine Costa, Cileide David e Clayton Custódio (Fonte: Receita Federal)
No encerramento, os integrantes do Programa “Aeroporto Área Restrita”, o Analista-Tributário Anderson Leme e Mário de Marco ministraram uma palestra a respeito da ilícitos envolvendo passageiros e contaminações de cargas. Já o Analista-Tributário Cleiber Ferreira realizou palestra sobre as qualidades olfativas dos cães e demonstrações com a integrante canina da RFB, Dark.
Dark (canino), Cleiber Ferreira e Anderson Leme (Fonte: Receita Federal)
Anderson Leme em demonstração com público (Fonte: Receita Federal)
Dentre os assuntos discutidos durante o seminário estão: Programas de Conformidade na RFB; tecnologias que transformaram o Comércio Exterior; Aduana brasileira em busca da modernização; desafios na Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF); corredor bioceânico; papel dos depositários e transportadores; novo processo de importação. Além disso, o futuro das Aduanas; o uso intensivo de dados; o combate ao tráfico de drogas e à contaminação da cadeia de suprimentos; a utilização de API no monitoramento e controle; a troca de dados entre empresas e Aduana; as agências intervenientes e o Programa OEA; as melhorias do Programa OEA e a priorização das operações de comércio exterior também foram debatidos durante o seminário Internacional.
O XI Seminário Internacional OEA destacou-se como o principal fórum de debate entre setores público e privado, além de permitir networking e troca de experiências entre os participantes. Para mais informações sobre o XI Seminário Internacional OEA, acesse o site do Procomex: https://procomex.org.br/artigos/eventos