Operação LINHA OCUPADA
Analistas-Tributários da RFB atuam em operação de combate à sonegação
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram, em ação conjunta com a Polícia Federal, nesta terça-feira, dia 15, na Operação Linha Ocupada, que teve por objetivo desarticular esquema de descaminho de eletrônicos, bem como lavagem de capitais e sonegação fiscal.
A investigação identificou influenciadores digitais que vendiam aparelhos eletrônicos de origem estrangeira, introduzidos no Brasil às margens dos processos de importação e sem o devido pagamento dos impostos.
Os produtos eram anunciados por meio das redes sociais dos investigados, que utilizavam suas próprias residências como base das operações e motoboys para entregas diretas aos adquirentes.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos estados do Espírito Santo e de São Paulo. A Alfândega do Porto de Vitória/ES adotará os procedimentos para a lavratura dos autos de perdimento das mercadorias em descaminho retidas na operação Linha Ocupada, bem como adotará providências para sua posterior destinação.
Fonte: Receita Federal
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.