Operação Forlands
Analistas-Tributários atuam em operação de combate à lavagem de dinheiro.
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram, em conjunto com a Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira, dia 24, na Operação Forlands, que combate à lavagem de dinheiro do crime organizado.
Esta operação é um desdobramento da operação Follow the Money realizada em março de 2024.
As investigações criminais e as apurações tributárias identificaram um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, responsável por adquirir veículos de luxo e caminhões com dinheiro do tráfico internacional de drogas e por investir na construção de edifícios no litoral catarinense, lavando o dinheiro do crime organizado e auferindo lucros.
Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Itapema/SC e Curitiba/PR.
Veículos de luxo e valores do crime organizado foram apreendidos durante as buscas. Além disso, a RFB também intimou os contribuintes envolvidos no esquema criminoso para o início das respectivas ações fiscais. O esquema de lavagem de dinheiro está em franco crescimento e movimentou mais de R$ 100 milhões em 2024. Estima-se que os lançamentos do crédito tributário superem R$ 30 milhões.
Fonte: Receita Federal
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.