Ícone Sindireceita

Sindireceita participa de evento sobre combate ao assédio na administração pública

Representaram os Analistas-Tributários(as) o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrosio, e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia

2 de julho de 2025 às 13:56
Atualizado: 2 de julho de 2025 às 14:04

Na tarde desta terça-feira, 1º de julho, o Sindireceita participou do evento “Assédio Não Tem Vez – Construindo um ambiente institucional livre de assédio”.

Representaram as Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários da Receita Federal o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrosio, e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia.

O evento contou com duas palestras centrais. A primeira, intitulada “Assédio, não passe adiante”, foi ministrada por Eliane Monteiro, assessora sindical do Sinditamaraty e especialista na prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação no serviço público. Eliane trouxe reflexões sobre as formas sutis e explícitas de assédio, destacando a importância da escuta ativa e da cultura de acolhimento nas instituições públicas, entre outros aspectos do tema.

A segunda palestra “Assédio no trabalho: entender, prevenir e enfrentar” foi ministrada por Guilherme Feliciano, juiz do TRT-15 e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Feliciano explanou o conceito de assédio à luz da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que considera como violência e assédio comportamentos inaceitáveis que causem ou possam causar danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos. 

O palestrante também ressaltou que, atualmente, não é mais necessário que haja reiteração de condutas para que uma ação seja caracterizada como assédio.

As apresentações abriram espaço para a participação ativa do público, que pôde colaborar com reflexões, relatos e dúvidas. 

A diretora Marlene Cambraia participou do momento e compartilhou: ”Quando ingressei no serviço público, não sabia o que era assédio. Muitas condutas que aconteciam quando eu ingressei, hoje eu vejo que seriam consideradas assediadoras. Mas na época a gente não sabia e nem tinha essa voz.”, colaborou a diretora. 

Sindireceita presente!

A participação do Sindireceita no evento reforça o comprometimento da entidade com a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das servidoras e servidores, e com a promoção de ambientes institucionais baseados no respeito mútuo e na valorização das pessoas.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas