#21 dias de ativismo
Pelo fim da violência contra as mulheres e do racismo
Ao longo dos 21 dias, a agenda do Ministério das Mulheres envolve campanhas nas redes sociais, ações nas ruas, projeções em prédios públicos e iniciativas voltadas à visibilidade de políticas e serviços já existentes, como a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que completa 20 anos no dia 25 de novembro. A programação tem como eixos o enfrentamento à violência doméstica e sexual, o combate ao feminicídio, a promoção da saúde das mulheres e das políticas de cuidado, além da defesa da igualdade racial e de gênero.
A Comissão de Mulheres do Sindireceita apoia esta iniciativa.
Nosso e-mail:
Participe do nosso grupo no WhatsApp. Para ingressar
De Norte a Sul, uma jornada nacional pelos direitos das mulheres
De 20 de novembro a 10 de dezembro, o Ministério das Mulheres coordena a campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do Racismo”, em articulação com secretarias estaduais e órgãos de políticas para as mulheres em todo o país. A iniciativa reúne ações culturais, de comunicação e de mobilização social, além de intervenções no espaço público, para chamar a atenção da sociedade para a urgência de proteger os direitos das mulheres. A campanha reforça a centralidade das mulheres negras, que estão entre as principais vítimas da violência e do racismo no Brasil, e convoca toda a sociedade a assumir o compromisso de enfrentar essas violências ao lado do poder público.
Compromisso com a agenda internacional de direitos humanos
Ao longo dos 21 dias, a agenda envolve campanhas nas redes sociais, ações nas ruas, projeções em prédios públicos e iniciativas voltadas à visibilidade de políticas e serviços já existentes, como a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que completa 20 anos no dia 25 de novembro. A campanha incorpora datas estratégicas que dialogam com a realidade das brasileiras e com compromissos internacionais de direitos humanos:
20 de novembro - Dia da Consciência Negra;
25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres;
29 de novembro - Dia Internacional das Mulheres Defensoras de Direitos Humanos;
1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à AIDS;
3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência;
6 de dezembro - Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (campanha do Laço Branco);
10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Toda mulher tem direito a se deslocar com segurança, respeito e liberdade, sem medo nem assédio
Em 2 de dezembro, a campanha 21 Dias de Ativismo estará nas ruas mobilizando a população para o enfrentamento à importunação sexual contra as mulheres nos transportes públicos, com ações em terminais, rodoviárias, ônibus, metrôs e trens para garantir respeito e segurança no ir e vir. Participe!
20 anos do Ligue 180: #EscutaQueTransformaVidas
Serviço nacional e gratuito que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana
Durante a campanha, o Ministério das Mulheres reforça a divulgação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que completa 20 anos em 25 de novembro. O serviço está disponível pelo telefone 180, WhatsApp (61) 9610-0180, pelo e-email central180@mulheres.gov.br e em libras neste link (https://www.gov.br/mulheres/pt-br/ligue180/libras).
Saiba mais em https://www.gov.br/mulheres/pt-br/ligue180
Fonte: Ministério das Mulheres (https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/campanhas/2025/21-dias-de-ativismo
Sindireceita
Diretoria Executiva Nacional
Secretária-Geral
Comissão de Mulheres
