Ícone Sindireceita
Aduana

Analistas-Tributários atuam na apreensão de 17 quilos de cocaína no Porto de Santos

Durante a fiscalização, dois cães de faro da Alfândega da RFB em Santos auxiliaram nos trabalhos de verificação da carga selecionada

17 de dezembro de 2025 às 10:34

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram, ontem, dia 16, da apreensão de 17 quilos de cocaína no Porto de Santos. Durante a fiscalização, dois cães de faro da Alfândega da RFB em Santos auxiliaram nos trabalhos de verificação da carga selecionada. Os dois sinalizaram positivamente para a presença de drogas no interior do contêiner.

A droga foi localizada na estrutura do contêiner que estava carregado com seis toneladas de bananas. Uma abertura no teto pelo lado de fora possibilitou que parte do material de isolamento fosse substituído por tabletes de cocaína. O destino da carga seria o Reino Unido.

Esta é a sexta apreensão do ano de cocaína oculta na estrutura de um contêiner. As ocorrências caracterizam-se pelas quantidades menores (em quilos), em função do espaço disponível para ocultação das drogas.  Em 2025, a Alfândega de Santos apreendeu 6.491,03 kg de cocaína durante a execução de suas atividades de controle de cargas, vigilância e repressão.

Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial. (Com informações da Assessoria de Comunicação da RFB e do Portal Click Guarulhos)

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas