Ícone Sindireceita
Aposentados e pensionistas

Semana dos Aposentados e Aposentadas promove Dia de Autocuidado para o Idoso em Brasília

Evento realizado na Assefaz destaca a importância da mente ativa na terceira idade

23 de janeiro de 2026 às 10:14
Atualizado: 23 de janeiro de 2026 às 10:19

Como parte da programação da Semana dos Aposentados e Aposentadas do Sindireceita, a Delegacia Sindical de Brasília, em conjunto com a Diretoria Executiva Nacional (DEN), promove nesta sexta-feira, 23 de janeiro, o Dia de Autocuidado para o Idoso, na Assefaz.

A iniciativa tem como objetivo incentivar o cuidado com a saúde física e emocional, promover o envelhecimento ativo e a qualidade de vida de aposentadas e aposentados, por meio de atividades informativas, de bem-estar e de convivência.

A programação tem início às 10h, com o credenciamento dos participantes, momento em que será realizada a assinatura da lista de presença e a entrega do kit do evento, composto por caderneta e copo térmico personalizado. Na sequência, os participantes serão recepcionados com um coquetel volante de boas-vindas, oferecido na entrada do evento.

Ainda no período da manhã, tem o Circuito Saúde da Assefaz, com atendimentos de saúde realizados por profissionais qualificados e serviços voltados ao bem-estar. Paralelamente, será realizado o Plantão Jurídico, no qual a Dra. Letícia, advogada do Departamento de Assuntos Jurídicos do Sindireceita, estará à disposição para prestar orientações e esclarecer dúvidas jurídicas dos participantes.

O horário do almoço está previsto para as 12 horas.

No período da tarde, das 13h às 15h, será realizada a palestra “A importância da mente ativa na terceira idade”, seguida de dinâmica em grupo, ministrada por Dra. Davina Maia, Analista-Tributária aposentada. Davina é mestre em Educação, pós-graduada em Psicopedagogia e em Administração de Recursos Humanos, além de atuar como psicopedagoga, terapeuta de família e casal, coach pessoal e profissional, professora e consultora organizacional, com experiência nacional e internacional. A atividade abordará práticas, reflexões e hábitos que contribuem para a autonomia, o bem-estar e a saúde integral na terceira idade.

Na sequência, das 15h10 às 16 horas, será realizada a palestra sobre nutrição e atividades físicas, com a Dra. Júlia Rodrigues Marques, nutricionista clínica com atuação em clínicas e atendimento a pacientes de média e alta complexidade. A palestrante é graduada em Nutrição e pós-graduanda em Nutrição Clínica e Nutrição Funcional, e abordará a importância da alimentação adequada e da atividade física para a saúde e a qualidade de vida.

O encerramento da programação contará com um coquetel volante, seguido de uma aula de ritmos, promovendo integração, movimento e descontração entre os participantes.

Local: Assefaz (salão de festas)
Data: 23 de janeiro (sexta-feira)

Confira o roteiro completo de atividades: Clique aqui

O Sindireceita convida aposentadas e aposentados a participarem do Dia de Autocuidado para o Idoso, um momento de informação, troca de experiências e cuidado, que reafirma o compromisso do Sindicato com a valorização e o bem-estar da categoria.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas