Sindireceita participa de evento sobre prevenção à violência contra a mulher
Evento ocorreu em São Paulo/SP. Na ocasião foi apresentado o programa "Antes que aconteça".
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, o diretor de Estudos Técnicos, Fabiano Rebelo, o presidente do CEDS-SP, Marcos Petri e a delegada sindical de São José do Rio Preto/SP e diretora Jurídica do CEDS-SP, Elza Trivelato participaram da apresentação do programa "Antes que aconteça", nessa quinta-feira, dia 12, em São Paulo/SP. O evento foi promovido pela Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Afresp) e contou com a participação da senadora Daniella Ribeiro (Progressistas-PB), idealizadora do programa.
A participação dos representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e de representantes regionais do Sindireceita reafirma o compromisso do Sindicato com a defesa dos direitos humanos e a proteção às mulheres, bem como demonstra a relevância que o tema possui para a entidade.
O programa “Antes que Aconteça”
O programa "Antes que Aconteça” foi aprovado pelo Senado Federal em 10 de março de 2026, por meio do PL 6674/2025, e agora segue para análise na Câmara dos Deputados. Seu foco principal é a prevenção da violência contra as mulheres, atuando em eixos como acolhimento especializado, capacitação de agentes públicos e o uso de tecnologia, como Inteligência Artificial (IA) e georreferenciamento, para o monitoramento de agressores, garantindo o cumprimento de medidas protetivas.
O programa busca, assim, reduzir os índices de feminicídio ao "chegar antes" da agressão fatal. Um marco recente dessa iniciativa foi a inauguração da primeira Sala Lilás no Congresso Nacional, um espaço dedicado ao atendimento humanizado de vítimas de violência.
Violência contra mulher: uma luta de todos e todas
O Sindireceita desempenha um papel fundamental na pauta feminina. O Sindicato atua no combate ao assédio e a todas as formas de violência contra a mulher, por meio da produção de cartilhas informativas, como o "Guia de Conscientização: Desconstruindo o Machismo no Cotidiano e no Trabalho", a cartilha sobre "Assédio Moral no Trabalho: Perguntas e Respostas" e a cartilha "Remoção de Servidoras Vítimas de Violência Doméstica", além da realização de podcasts e palestras, e da participação constante em eventos que abordam o tema.
O Sindicato apoia integralmente todas as iniciativas da Receita Federal do Brasil (RFB) relacionadas à proteção e valorização das mulheres, além de projetos de lei que visam o endurecimento das penas para o feminicídio e os que tenham outras pautas femininas. Vejam os principais Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional para a Pauta Feminina 2026 aqui.
Através de sua atuação, o Sindireceita busca não apenas a valorização de suas filiadas e filiados, mas também a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a proteção e o respeito às mulheres sejam pilares inegociáveis. A presença no evento da AFRESP reforça o engajamento do Sindireceita em causas sociais de grande impacto, consolidando seu papel como agente de transformação social.
Sindireceita – Juntas para fazer muito mais!
Diretoria Executiva Nacional
