Sindireceita questiona retirada da vigilância armada nas Agências da 4ª RF

Os representantes das Delegacias Sindicais do Sindireceita na 4ª Região Fiscal estiveram reunidos na terça-feira, dia 16 de agosto de 2011, com a superintendente adjunta da 4ª Região Fiscal, Mariana Valença, e com a assessoria da Superintendência, em Recife/PE na sede da Superintendência.

O principal assunto da reunião foi a retirada da vigilância armada das Agências da Receita Federal na 4ª Região Fiscal, com a substituição pela vigilância eletrônica. A superintendente adjunta explicou que ocorreu um grande corte de recursos no orçamento no decorrer do ano de 2011, obrigando que cada Delegacia realizasse os cortes necessários para continuar funcionando. Assim, como o principal gasto era com a vigilância armada, este ponto foi o principal alvo dos cortes.

Os representantes do Sindireceita argumentaram que estão preocupados com a segurança dos servidores que trabalham nas Agências, pois apesar da Administração da RFB afirmar que a vigilância armada tem como objetivo formal a segurança patrimonial, na prática, a vigilância armada serve como segurança para os servidores que trabalham nas Agências da RFB, além de controlar a entrada e a saída de pessoas das Agências.

A Superintendência frisou que os cortes dependem da disponibilidade e dos tipos de contratos de cada Delegacia da RFB e afirmou que a Superintendência está buscando conseguir mais recursos em Brasília para a 4ª Região Fiscal. Os representantes do Sindireceita reiteraram a preocupação com a segurança dos servidores das Agências e sugeriram cortes que preservassem a vigilância armada nas Agências da RFB na 4ª Região Fiscal.