Jornal Hoje em Dia publica artigo da presidenta do Sindireceita

O jornal Hoje em Dia, de Minas Gerais, publicou na edição de ontem, dia 8 de fevereiro, o artigo “Um Brasil mais justo exige a retomada das fronteiras”, assinado pela presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino.

“Há pouco mais de um ano, o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) lançou o livro “Fronteiras Abertas – Um retrato do abandono da aduana brasileira”. Esta foi a primeira vez no país que se produziu um levantamento detalhado da estrutura existente para o controle aduaneiro. Foi, principalmente, a primeira vez, em que se demonstrou de forma objetiva e sistemática como a falta de controle nas fronteiras facilita a entrada no país de armas, munições e drogas que abastecem criminosos, que por consequência elevam os já insuportáveis índices de violência brasileiros. Ao final da ampla pesquisa foram percorridos mais de 15 mil quilômetros de rodovias federais, estaduais, estradas de terra e rotas em florestas e rios que também são usados para o transporte de contrabando e produtos piratas. Graças a esse trabalho foi possível revelar ao país a precariedade e a falta de estrutura dos 31 postos de controle mantidos pela Receita Federal do Brasil (RFB), na faixa de território que vai do Chuí, no Rio Grande do Sul, fronteira com Uruguai, ao Oiapoque, no Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa.”

Veja o artigo completo.