Movimento Nacional em Defesa das Fronteiras: Corumbá, Mundo Novo e Ponta Porã/MS

Movimento Nacional em Defesa das Fronteiras: Corumbá, Mundo Novo e Ponta Porã/MS


Fila de carros se forma no posto de Mundo Novo/RS


 


No Mato Grosso do Sul, a manifestação foi marcada por uma enorme fila de veículos que se formou na faixa de fronteira do Brasil com a Bolívia, em Corumbá. Foi realizada operação padrão o que provocou tumulto no posto de fiscalização. Os 15 Analistas-Tributários presentes, juntamente com outros servidores da RFB, revistavam minuciosamente cada veículo e bagagem que cruzava a faixa internacional.


 



Analista-Tributário na Aduana de Mundo Novo/MS


 


Como resultado da operação, Analistas-Tributários apreenderam mais de R$ 40 mil reais em espécie quando uma boliviana tentava entrar no Brasil sem declarar o dinheiro. A quantia foi retida até que seja comprovada a sua origem, conforme prevê a legislação.


Ainda pela manhã, a fiscalização detalhada de bagagens e veículos apreendeu uma carga de 150 quilos de frango congelado que saía do Brasil para ser comercializada na Bolívia sem nota fiscal. O carregamento apreendido foi doado para a APAE de Corumbá.


 



Servidores vistoriam minuciosamente todos os veículos


 


Em Mundo Novo/MS, na divisa com Salto del Guairá, no Paraguai, os reflexos da manifestação dos Analistas-Tributários da RFB, Policiais Federais e Policiais Rodoviários Federais, foram sentidos ao longo de todo o dia desta quinta-feira (29/3). Para o Analista-Tributário Rodrigo de Almeida Lara o adicional de fronteira vai ajudar mais não resolverá a fragilidade das fronteiras. “O adicional pode dar a condição de manter os servidores mais experientes nas áreas consideradas inóspitas, uma vez que, quando há possibilidade, eles pedem transferência para outro local exatamente pelo pouco atrativo de se trabalhar aqui”, disse Rodrigo Lara.


 


Mobilização em Ponta Porã - fiscalização de caminhões