Analista-Tributária coordena a “Campanha Cidadão Legal” em Foz do Iguaçu

Nesta última quinta-feira, dia 12 de abril, aconteceu a primeira apresentação de 2012 do teatro de fantoches “O Segredo de Cidadania”, um dos pilares da “Campanha Cidadão Legal”, desenvolvida em parceria entre a Delegacia da Receita Federal de Foz e a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu. De acordo com a coordenadora do projeto, a Analista-Tributária Patrícia Gomes de Oliveira, da Delegacia da Receita Federal, todos acompanharam a apresentação do teatro e, em seguida, debateram sobre os temas propostos na peça que abordou o malefício do contrabando para a sociedade, como o desemprego e a abertura para ações do crime organizado.

A campanha visa a reforçar conceitos de cidadania para a população, a partir das crianças e adolescentes, em prol de uma sociedade mais justa e humanitária. Iniciadas em maio de 2011, as apresentações dos fantoches que encantaram 988 estudantes do ensino público e particular de Foz do Iguaçu foram interrompidas em dezembro, em função das férias escolares. E forma retomadas no dia 12, para um público formado por 55 monitores, professores e alunos da Escola Melvin Jones, mantida pela APAE – Associação dos Pais e Amigos do Excepcional.

O “Cidadão Legal” destaca oito atitudes de um verdadeiro cidadão legal: ter consciência de seus direitos e deveres; ter postura ativa diante dos problemas a sociedade; contribuir com a arrecadação dos recursos públicos e fiscalizar sua aplicação; ser solidário e ajudar a combater a miséria; preservar o meio ambiente e manter a cidade limpa; não admitir a exploração do ser humano; respeitar a diversidade cultural e social; e ser honesto e combater o ilícito e a corrupção. (Com informações do Click Foz do Iguaçu)