Analistas da Receita ameaçam paralisação

Paraná Online

Os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil não descartam a realização de uma greve caso não avancem as negociações sobre reajuste de salário com o governo. A categoria se mobilizou ontem no “Segundo Dia Nacional de Luta pela Reestruturação Salarial” para alertar a população sobre as reivindicações. Também houve manifestação na semana passada. Em Curitiba, os Analistas-Tributários participaram de uma assembleia e retornaram ao trabalho ainda pela manhã.

“Ficamos em assembleia permanente para avaliar a situação de momento. Mas, dependendo da evolução, a categoria pode decidir por uma paralisação. Tudo vai depender das negociações”, explicou o diretor de estudos técnicos do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (SINDIRECEITA) em Curitiba, Alcione Policarpo. Os Analistas-Tributários reivindicam a reestruturação dos salários também alegando que hoje ocupam a 107ª posição entre as remunerações dos servidores públicos federais, de acordo com o próprio Ministério do Planejamento.

O último reajuste salarial aconteceu em 2010, após um acordo há quatro anos. Não houve reposição da inflação no período. Policarpo afirma que já foi entregue uma tabela ao Ministério do Planejamento com os índices propostos pela categoria.

A negociação ocorre junto com outras 31 entidades de servidores públicos federais. De acordo com o sindicato, o governo estabeleceu o dia 31 de julho como prazo para encerrar a negociação. Os Analistas-Tributários querem que a reestruturação seja acrescentada no orçamento de 2013.