Presidente do CEDS/PR fala sobre declaração do IR

Jorge MoreiraO Analista-Tributário e presidente do Conselho Estadual de Delegacias Sindicais do Estado do Paraná (CEDS/PR), Jorge Luiz Moreira da Silva, concedeu entrevista ao telejornal Paraná TV, 2ª edição, da RPC TV, afiliada da Rede Globo, e falou sobre declaração do Imposto de Renda.

A Receita Federal informou que o ritmo em todo o País para a entrega do IR está devagar. Na região noroeste, por exemplo, apenas 2 de cada 10 contribuintes fizeram a declaração. Em Paranavaí/PR, apenas 25% dos contribuintes entregaram o IR, em Cianorte/PR, apenas 27%. A pior situação é em Umuarama/PR, onde somente 22% dos contribuintes declararam o Imposto de Renda. “É bom que o contribuinte lembre que o prazo é dia 30 de abril e, caso a declaração não seja entregue, a multa pode variar de 2 a 20% sobre o imposto devido, sendo o valor mínimo de R$ 165,74”, explicou o Analista-Tributário.

Jorge Moreira também falou sobre a novidade deste ano para os contribuintes: a entrega da declaração do IR por meio de Tablet ou Smartphone. “É um projeto piloto da Receita Federal para 2013 e que, realmente, vai facilitar a vida do contribuinte que poderá fazer sua declaração em qualquer lugar”, destacou o Analista-Tributário.

Veja aqui a entrevista completa.