Sindireceita concede entrevista para reforçar a necessidade de mais concurso público para Analistas-Tributários

Folha DirigidaA presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, concedeu uma entrevista para o jornal Folha Dirigida, uma publicação especializada em concursos públicos, e falou da necessidade de aumentar o número de efetivo de Analistas-Tributários na Receita Federal do Brasil para cerca de 1800 contratações por ano. A veiculação da reportagem corresponde a edição de 15 a 21 de julho.

Sílvia de Alencar ressaltou que a quantidade de Analistas-Tributários é pouca para atender à demanda nos atendimentos da Receita Federal. “Hoje temos, 7.924 Analistas, já contando com a chamada dos excedentes do último concurso. Com tudo isso, ficamos com um grau de lotação de 43% no cargo. Então, seriam necessários ainda 9 mil Analistas-Tributários”, disse Sílvia.

Na entrevista, a presidenta do Sindireceita também destacou o estudo divulgado pelo Sindicato, onde alerta que não houve um controle adequado das fronteiras durante a Copa do Mundo justamente por falta de servidores, entre outros fatores. Por isso, o Sindireceita defende a realização de novos concursos públicos. “Entendemos as dificuldades impostas pela lei eleitoral, mas estamos pleiteando o concurso para este ano. Vamos insistir nisso. A situação da Receita Federal está insustentável”, assegurou Sílvia de Alencar.

Durante a reportagem, foram abordados tópicos como o número ideal de ingressos de Analistas-Tributários por ano, quais os prejuízos decorrentes desse déficit, o que o Sindireceita vai conseguir finalmente a quantidade certa de vagas para aumentar o efetivo, entre outras questões.

Leia aqui a reportagem na íntegra.